Ezequiel Ferreira de Souza repete feito do pai quarenta anos depois e assume Governo

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), foi empossado, ontem, governador em exercício do Rio Grande do Norte. O deputado assume o comando do Executivo pelos próximos dias em virtude de viagem do governador Robinson Faria (PSD) e o vice Fábio Dantas (PCdoB), que, em Portugal, até a próxima sexta-feira, manterão contatos com empresas do ramo turístico, visando ampliar a demanda pelo Rio Grande do Norte naquele país e na Europa.

A transmissão de cargo aconteceu em solenidade no auditório da Governadoria, onde também foi feita a passagem da presidência da Assembleia ao vice-presidente da Casa, deputado Gustavo Carvalho (Pros). Ezequiel exercerá o cargo por dez dias.

Após a assinatura do termo de posse, Ezequiel declarou que a sua gestão nos próximos dias será de continuidade das ações do Governo Robinson Faria. “É um orgulho assumir o Executivo estadual. Vamos conduzir o Governo do Estado pautados nas obras e metas planejadas pela gestão de Robinson Faria, em busca de um RN cada vez melhor”, disse o deputado.

O parlamentar relembrou o momento vivido há 40 anos, quando participou da solenidade que deu posse ao seu pai, Ezequiel José Ferreira de Souza, então presidente da Assembleia, como governador interino durante o Governo Cortez Pereira. “Revivo este momento com muito orgulho e alegria. Inspirado por essa memória vou exercer com a mesma responsabilidade a função de governador”, afirmou.

Ezequiel enalteceu o trabalho desempenhado na Assembleia Legislativa e a posse interina do deputado Gustavo Carvalho. “A Assembleia é hoje uma Casa unificada e comprometida com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Ressalto a minha alegria em passar a presidência do Legislativo ao deputado Gustavo Carvalho, certo que a Casa estará bem representada”, destacou.

Em discurso, o deputado Gustavo Carvalho falou sobre a satisfação em conduzir interinamente o Legislativo. “É uma honra que eu dedico a todos os meus colegas da Assembleia, que foram os responsáveis por eu estar hoje como primeiro vice-presidente. Trata-se de uma missão institucional que assumirei, dando prosseguimento às mudanças que o presidente Ezequiel vem fazendo para melhoria da Casa”, disse ele.

Ao final do evento, o governador licenciado Robinson Faria elogiou a postura de Ezequiel Ferreira e reforçou a sua confiança no deputado. “É uma pessoa com espírito público, comprometida com o povo do Rio Grande do Norte. Ezequiel assume o posto de governador em sua plenitude e com todas as prerrogativas inerentes ao cargo”, declarou.

Gustavo Carvalho acompanhará OGE 2016 como presidente da Assembleia

Na solenidade de transmissão de cargo na Governadoria, ontem, quando tomou posse como presidente em exercício da Assembleia Legislativa, o deputado Gustavo Carvalho (Pros) afirmou que dará continuidade ao trabalho que o deputado Ezequiel Ferreira vem desenvolvendo na Casa. Uma das ações será o acompanhamento das discussões do projeto de lei do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício em 2016, que se encontra na Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF).

“Darei sequência ao trabalho que vem sendo desenvolvido, como a reforma administrativa, bem como à agenda legislativa da Casa, que já está apreciando o Orçamento Geral do Estado”, afirmou o presidente em exercício.

Durante a solenidade, o parlamentar fez um agradecimento especial aos colegas por o terem conduzido à mesa diretora da Casa como primeiro vice-presidente, bem como ao governador e vice licenciados: “Esse gesto ficará marcado na vida do Legislativo e nas nossas, porque representa o carinho, o respeito e a confiança no parlamento do Rio Grande do Norte, porque ambos são oriundos da Assembleia, onde Robinson Faria e Fábio Dantas foram atuantes. Agradeço também ao amigo Ezequiel Ferreira, pela sua confiança”, afirmou o presidente em exercício.

Gustavo Carvalho está em seu terceiro mandato como deputado e ocupa pela primeira vez a presidência da Assembleia. Formado em economia pela Universidade Potiguar, Gustavo Carvalho tem 52 anos e também ocupou outros cargos públicos ao longo de sua carreira profissional, tendo sido secretário municipal de Esporte em 1997 e diretor-geral do Detran/RN no ano de 2000. Em 2002, ocupou a função de Chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Natal e exerceu ainda o cargo de secretário de Infraestrutura do Governo do Estado, em 2003.