sábado, 31 de janeiro de 2026
InícioBrasilEventos online celebram o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha;...

Eventos online celebram o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha; confira

Neste sábado (25), é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. E, para discutir o papel e o lugar dessas mulheres na sociedade brasileira, movimentos de mulheres negras realizam entre sexta (24) e sábado uma série de eventos online.

Desde a quinta-feira (23), o Escritório USP Mulheres, em parceria com a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), está promovendo o 1º Encontro USP Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas. Nesta sexta-feira, o primeiro debate online será “Discutir gênero e política institucional”, às 15h, e depois será a vez do bate papo com o tema “Inovar propondo medidas antidiscriminatórias”, às 16h10.

Participam dos debates Ely Meléndez, economista especialista em gênero, diversidade e inclusão social; Allyne Andrade, Diretora Adjunta do Fundo Brasil Direitos Humanos; Mércia Consolação Silva, Diretora Executiva do Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do trabalho escravo; entre outros nomes.

No Distrito Federal, a programação começou na segunda-feira (20), com o lançamento da websérie “Poéticas populares”. Nesta sexta-feira (24), é exibido o último episódio, às 18h, no site da websérie. No sábado, Dessa Ferreira, cantora e percussionista brasiliense, lança o videoclipe da música “Pulso”, que fala sobre mulheres negras e quilombolas.

Também neste sábado, a Marcha das Mulheres Negras de São Paulo realiza uma programação que vai das 14h às 21h30, com debates e apresentações culturais virtuais. A live “Marcha das Mulheres Negras 5 anos: perspectivas de futuro pós-covid” ocorre às 17h30, com participação de Maria José Menezes (USP), Regina Lúcia (MNU) e Nega Duda (makota e sambadeira). A transmissão será feita pelo Sesc Itaquera.

Um pouco mais tarde, às 20h, será realizado o debate “Genocídio, feminicídio, encarceramento e outras formas de nos matar”, com a participação de Chirley Pankará, Neon Cunha e Paula Nunes. O encerramento será às 21h30 com a apresentação musical de Luana Hansen e do grupo Samba Negras em Marcha.

Sobre a data

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha foi definido no 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, com a criação da Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, em 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana. No Brasil, em 2014, a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) sancionou a lei nº 12.987 estabelecendo a data de 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra – uma líder quilombola que viveu no século 18.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes