Estudos…estudos…estudos…

Uma semana se passou a e a polêmica em torno das passagens de ônibus de Mossoró continua a todo vapor. Ontem os manifestantes ocuparam a sede da prefeitura e prometem permanecer ali até que o reajuste de 50% seja revogado. A prefeitura continua a defender a tese de que o reajuste tem como base um “estudo”, trata a decisão como imprescindível, irrevogável, e que não há outro caminho a não ser o conhecido por todos. Mas não é tão simples assim. Os poucos usuários de ônibus de Mossoró não acreditam mais na prefeitura quando o assunto é sistema de transporte urbano. Ontem a Semob anunciou que um “estudo” mostra a necessidade de ter uma passagem de ônibus da ordem de R$ 6,25. Surreal. Não há passagens com este valor em qualquer parte do País. O sistema de transporte urbano de Mossoró teve como base um amplo “estudo” de tráfego, linhas, problemas, blá-blá-blá, mas na prática, a cada instante surgem novos “estudos” que apontam onerações para o usuário e o sistema continua precário. Alguém lembra da necessidade de subsidiar o preço da passagem? A cada mês surge uma nova necessidade financeira que agora chegou de vez ao bolso do pobre usuário que não acredita mais em solução. Pouco do que foi divulgado até o momento é real. Quantidade suficiente de ônibus circulando, integração, climatização, todos os encantos anunciados aos quatro cantos como inovação, e tendo como base “estudos”, foram pro ralo. Não devemos aceitar pagar a tarifa de ônibus mais cara do País em meio a um jogo de cena que se agrava a cada dia. É preciso que a prefeitura faça uma avaliação do caso. Se for preciso, que se faça um estudo da insatisfação dos usuários. Mas que este seja definitivo e sem a necessidade de ajustes.

Dúvida
Em Natal, na última segunda-feira, um familiar perguntou se era verdade o aumento de 50% no preço da passagem de ônibus. Respondi que sim e veio uma segunda pergunta. “A cidade não vai fazer nada? – Aqui em Natal aumentou 20 centavos e os protestos quase não acabam.”. Esta é a visão de quem está a distância.

Unidas
O médico André Conrado inaugura na noite de hoje uma unidade da locadora de veículos Unidas em Mossoró. A franquia é a segunda maior do segmento em todo o País e chegará a cidade com loja instalada na avenida Presidente Dutra, próximo ao Hotel Ibis. O lançamento ocorrerá às 19h.

Ranking
A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, cresceu 12 posições no IASC/2015 (Índice Aneel de Satisfação do Consumidor) em comparação com o ano passado e obteve o 2º lugar, considerando as empresas com mais de 400 mil consumidores da região Nordeste.

Pontuação
A distribuidora potiguar alcançou pontuação média de 59,36,superando a pontuação média do Nordeste (57,78) e a pontuação média do Brasil (57,03). O ranking geral da 16ª edição do Prêmio IASC foi divulgado pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica semana passada (19/11), em Brasília (DF).

Humor
De forma paralela aos preparativos do tradicional réveillon do Thermas, as apresentações musicais seguem no planeta água onde os artistas da terra e as piscinas quentes são as principais atrações. Na quinta-feira (26) tem o show de humor com a irreverente Madame Mastrogilda, “a borboleta roxa do humor cearense”.

Atrações
Antes do riso o público vai curtir a boa música de João Neto. Excepcionalmente na quinta-feira a música tem início às 19h. Na sequência da programação, na sexta-feira, é a vez de Ivan Junior animar o parque aquático a partir das 20h. No sábado tem uma noite com muito MPB na voz de Elizabeth Freitas. Sócio com cartão passaporte e hóspedes têm acesso livre.