Estimulados pelo aprendizado em sala de aula, alunos mostram intimidade com a Língua Portuguesa durante o Soletrando 2015

AREIA BRANCA – Inspirado no famoso quadro do programa de televisão “Cadeirão do Huck”, foi criado no âmbito da Fundação Areia Branca de Cultura (Fundac) o projeto Soletrando, onde alunos das escolas públicas têm oportunidade de mostrarem seus conhecimentos referentes à Língua Portuguesa, o que estimula ainda mais o alunado em sala de aula.

Em nível local, o projeto que iniciou em 2014, conta com a participação de alunos das escolas das redes municipal, estadual e privada. A segunda edição do certame de caráter competitivo foi realizada no último dia 20, no Ivipanim Clube.

De acordo com o presidente da Fundac, professor Aldemir Seixas, o Projeto Soletrando é uma iniciativa que busca o fortalecimento da relação escola e cultura, promovendo o saber linguístico de forma a incentivar o aluno quanto ao uso correto e adequado da língua, no que diz respeito à acentuação e à ortografia.

Na abertura do evento, o secretário municipal de Educação, Vicente Faustino Filho, que representou a prefeita Luana Bruno (PMDB), destacou que o Soletrando já faz parte do calendário de evento da Secretaria Municipal de Educação. Ele elogiou a coordenação feita pela Fundac e disse que a prefeita Luana Bruno, que apoia a iniciativa, acredita que o soletrando é uma oportunidade de os alunos não só competirem entre si, mas também mostrarem a sua dedicação aos conhecimentos e o que aprenderam em sala de aula.

Além da equipe de apoio da Fundac, o evento contou com a participação de professores, alunos e familiares destes. Ao final, foram anunciados vencedores do Soletrando 2015 os seguintes alunos, por grau de escolaridade:

Fundamental I: Manuelly Maria Caldas, da Escola Municipal Aluizio Alves, e Cíntia Rafaela Pereira, da Escola Municipal Ana de Souza Rolim, de Pedrinhas.

Fundamental II: Mirele Caroline, da Escola Municipal Vingt Rosado Maia. Ensino Médio: Murílio Augusto Rebouças, do Instituto Dantas Monteiro (IDM), da rede privada.

A premiação dos vencedores aconteceu no final do evento, pelo presidente da Fundac, Aldemir Seixas, que em pronunciamento de encerramento, agradeceu ao governo municipal por acreditar e incentivar o projeto e a todos os presentes. “Faço um agradecimento especial a todas as escolas, sejam publicas ou privadas, por terem dado voto de confiança à Fundação de Cultura na condução de mais uma edição exitosa do Soletrando”, acrescentou.

Aldemir Seixas concluiu suas palavras agradecendo a sua equipe de trabalho e parabenizando o artista plástico José Augusto pela ornamentação do local onde aconteceu o evento e “aos alunos que foram a grande estrela do Soletrando 2015, dando um show de competência”.