Estado do Rio Grande do Norte registra primeiro caso suspeito de cepa indiana do coronavírus

Quadro do paciente é considerado estável.

Um paciente recém-chegado do Maranhão ao RN é o primeiro caso de suspeita de infecção da nova cepa indiana do novo Coronavírus. A divulgação foi feita nesta segunda-feira (31) pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), que também informou que as amostras do caso serão enviadas para análise da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e ao Instituto Evandro Chagas (IEC). O quadro do paciente é considerado estável e, de acordo com a Sesap, está sob acompanhamento médico cumprindo isolamento em casa.

 

Nova variante

A Índia enfrenta um momento crítico na pandemia e identificou uma nova cepa do coronavírus SARS-CoV-2, considerada uma variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS), assim como as mutações já identificadas no Reino Unido, na África do Sul e no Brasil.

Tripulantes de um navio com bandeira indiana entraram em isolamento no Maranhão após testarem positivo para Covid-19 em 20 de maio. Em seis deles, foi confirmada a presença da nova variante após investigação feita pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão ligado a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS).

Um dos tripulantes, no entanto, evoluiu para um caso grave. Ele foi internado e intubado em uma Unidade de Terapia Intensiva da rede privada da capital maranhense. O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde de Campos dos Goytacazes, Charbell Kury, acrescentou que, além do passageiro, duas pessoas que tiveram contato com ele estão sendo monitoradas.

 

Com informações da Agência Brasil.

Deixe um comentário