Especialistas orientam a driblar a crise e impulsionar as vendas no final de ano

Dezembro é um mês que tradicionalmente o setor varejista registra um maior volume de vendas no Rio Grande do Norte, devido ao ciclo natalino e festejos de fim de ano. No entanto, a famigerada crise econômica que assombra o país ameaça o bom desempenho no setor, considerando os resultados nada animadores nas datas comemorativas anteriores.

No entanto, antes de desistir e fechar o ano no vermelho, é importante tentar impulsionar as vendas. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) orienta que algumas mudanças de visão podem contribuir para impulsionar as vendas, mesmo em época de recessão.

Conforme o Sebrae, um bom planejamento aliado ao investimento na capacitação das equipes de vendas pode contribuir muito para driblar a crise. Uma das orientações é apostar no atendimento, oferecer apoio e atenção ao consumidor é uma boa estratégia que pode fazer que o cliente não saia da loja.

Também é importante manter o foco e não desanimar diante da quantidade de vendas ou negócios não fechados devido ao tempo de crise. Para contornar essa situação, o vendedor precisa apresentar novidades e tentar antecipar a necessidade de quem precisa comprar.

Com o Natal chegando, os consumidores costumam estar com o bolso cheio após o pagamento do 13º. O Sebrae orienta aproveitar a oportunidade com promoções especiais. Uma dica prática voltada ao varejo é a realização de promoções e ações focadas nas datas comemorativas. Estas ações, no entanto, precisam ser planejadas e pensadas com antecedência.

Sebrae inicia série de vídeos para ajudar a estimular as vendas

De acordo com o Sebrae, apesar de ser um período de comércio aquecido, lucram mais aqueles empresários que estão atentos às tendências e necessidades do consumidor. Para ajudar a estimular as vendas nesse período, o Sebrae inicia uma série de vídeos no Youtube voltada para os empresários do setor varejista de moda.

Mais que vender roupas, calçados e acessórios, os comerciantes desse segmento precisam entender necessidades dos clientes para oferecer serviços agregados diferenciados. Além disso, é necessário ainda firmar parceria com fornecedores para ampliar a margem de lucro e tornar o negócio mais viável.

Cada episódio traz, em cerca de dois minutos, informações-chave para os varejistas da moda conquistarem mercado e aumentarem a lucratividade. Embora as publicações sejam voltadas para este público específico, as dicas apresentadas podem ser absorvidas por outros setores, a fim de estimular as vendas nesse período de final de ano.

DICAS PARA VENDER MAIS

– Foque no atendimento

– Não desanime

– Aproveite as datas especiais

– Faça um mix e variedade de produtos

– Conheça seus clientes

– Estreite o relacionamento com o fornecedor

– Ofereça serviços diferenciados

– Invista em marketing e nas redes sociais

– Proporcione uma experiência de compra agradável

– Identifique os nichos de mercado

Fonte: Sebrae Distrito Federal