Escolas inserem o karatê nas práticas esportivas

Com grandes resultados e diversos representantes em Mossoró, o karatê é uma das modalidades que mais cresce na cidade. Disciplina, organização, respeito, esforço e concentração são algumas das vantagens adquiridas ao se praticar à modalidade. Atualmente as escolas Mater Christi, IPP, CPP e a Escola Estadual Tertuliano Ayres oferecem aulas de karatê aos seus alunos.

Só em Mossoró são aproximadamente 300 alunos/atletas e a tendência é que esse ano esse número cresça, tendo em vista que mais escolas e academias estão incluindo o karatê. A partir desse ano colégio Ceamo e o Ideal também vão adotar a modalidade.

As aulas de karatê nas escolas começam logo após o Carnaval. Já nas academias H2 Fitness, TopFit, BTT e Shekiná as aulas já começaram e a inscrição está aberta. As aulas nesses locais são ministradas pelos professores Hércules Queiroz, Wilson Ribeiro e Fábio Jales.

A atleta mossoroense Aline de Paula, da Seleção Brasileira de karatê, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americano de Toronto-CAN em 2015, foi revelada através desse projeto nas escolas. Além de Aline, o karatê nas escolas já transformou a vida de muitos outros adolescentes. Em 2015, José Soares e Diomara Oliveira, alunos da Escola Tertuliano Ayres venceram o Campeonato Brasileiro de Karatê e já se destacam no cenário nacional. “O karatê tem ajudado a socializar muitos adolescentes e jovens. Além de uma grande melhoria física, os alunos aprendem valores morais. Atualmente somos a modalidade que mais cresce nos jogos escolares. A cada Jem’s e Jern’s o número de participantes aumenta. Os alunos e as escolas só tem a ganhar com a inclusão do karatê”, destaca Wilson Ribeiro.