Entidades realizam Louvação do Baobá

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, artistas locais e integrantes de terreiros de Umbanda realizam a “Louvação do Baobá” hoje, em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado, a partir das 17h. Segundo o pai de santo Neto, a cerimônia celebra não só os orixás, divindades da Umbanda, mas também as expressões da cultura negra. Outro intuito da celebração, aponta, é o pedido de paz para o mundo.

“O baobá é celebrado enquanto árvore representativa da África e presente em nossa religião. Nos reunir em locais públicos para celebrar a Consciência Negra é importante na desconstrução dos preconceitos que os seguidores de religiões de matriz africana ainda enfrentam no Brasil”, afirma.

Pai Neto ressalta que, embora o preconceito ainda esteja presente na sociedade, a recepção das pessoas à cerimônia de louvação do baobá melhorou nos últimos anos. Ele conta que, hoje, são esperadas as participações de quatro terreiros de umbanda de Mossoró, dois terreiros da cidade de Areia Branca e mais um de Natal.

“Quando começamos, há 10 anos, participavam uma média de oito pessoas. Hoje, já temos confirmada a participação de sete terreiros e diversos artistas locais. Outra coisa que mudou nesse tempo foi a reação das pessoas. Antes havia uma rejeição maior que hoje. Continuaremos com as nossas tradições e todos aqueles que quiserem participar e conhecer são bem-vindos”, conta o pai de santo.