Entidades organizam caminhada de alerta para o diagnóstico do câncer de mama

O Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM), a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) e a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer realizam amanhã, 25, caminhada de alerta para o diagnóstico do câncer de mama no município. O Circuito Rosa começará com concentração na avenida Rio Branco, às 16h.

A caminhada começa no Memorial da Resistência e percorre o circuito da Avenida Rio Branco. Os participantes do evento devem vestir a cor rosa em alusão à campanha. Ao longo do trajeto, também serão distribuídos panfletos explicando a importância da realização da mamografia, do autoexame de mama e o que a mulher deve fazer caso note alterações nos seios.

Interessados em adquirir a camisa da Campanha Outubro Rosa devem procurá-la na loja Carmen Steffens, do Partage Shopping Mossoró. Cada blusa com ilustração de Chrystian de Saboya custa R$ 30 e toda a verba arrecadada será destinada às organizações de apoio a pacientes com câncer.

De acordo com dados do COHM, foram confirmados 709 casos de câncer de mama entre as pacientes de Mossoró e municípios atendidos na unidade entre os anos de 2006 e 2014. Atualmente, o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e, um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca) calcula que devem ser diagnosticados 660 novos casos da doença nas mulheres potiguares e 57.120 em todo o país este ano.