Encontro de Violeiros e Repentistas abre programação do Natal em Natal

NATAL – O III Encontro de Violeiros e Repentistas, projeto que já virou tradição, abre hoje a programação do Natal em Natal, reunindo o melhor da viola potiguar e nordestina em grandes duelos com entrada franca. O evento será realizado na praça Augusto Severo, na Ribeira, em palco montado na Tenda Literária do Festival Literário de Natal (Flin).

Promovido pela Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), o encontro vai reunir velhas e novas gerações da cultura popular. As apresentações acontecem sempre a partir das 18h, com entrada gratuita.

Sobem ao palco os mestres da poesia popular e da moda de viola Sebastião Dias, Zé Carlos do Pajeú, Valdir Teles, Zé Cardoso, Elânio Moreira, Felipe Bezerra, Jonas Bezerra, Zé Viola, Oliveira de Panelas e Jeomacir Dantas. A coordenação é do potiguar Amâncio Sobrinho.

O Festival Literário de Natal (Flin) abre com mesas, debates literários, palestras e oficinas no dia seguinte (quinta-feira, 5) a partir das 8h30 com programação e shows musicais até 23h.

Marco artístico e da diversidade de expressões culturais da cidade, o Natal em Natal 2015 começa nesta quarta-feira e se estende até o dia 6 de janeiro de 2016, unindo música, cinema, dança, teatro, literatura e os principais nomes da cultura do Brasil e do Rio Grande do Norte.

Iniciativa terá realização de vários projetos

Além do III Festival de Violeiros e Repentistas, o Festival de Literário de Natal (FLIN), o Festival de Música de Natal, as apresentações do Ballet da Cidade do Natal e as mostras da produção audiovisual fomentados pela Prefeitura do Natal, são algumas das ações que prometem um fim de ano multicultural.

A programação contará ainda com grande queima de fogos no Réveillon de Natal, uma marca da cidade.

Ícones da cultura brasileira (da música à literatura) estarão em Natal em mais uma edição do Natal em Natal. Gilberto Gil, Marina Colasanti, Eucanaã Ferraz, Reinaldo Morais, Cida Moreira, Margareth Menezes, Leonardo, Fafá de Belém, Fagner, Dorgival Dantas, Paralamas do Sucesso e Solteirões do Forró são algumas das atrações confirmadas dentro de várias ações.