Enchentes no Texas: equipes buscam ao menos 27 meninas desaparecidas em acampamento; mais de 20 pessoas morreram

 

Enchentes no Texas: equipes buscam ao menos 27 meninas desaparecidas em acampamento; mais de 20 pessoas morreram

Região do Rio Guadalupe, no estado norte-americano, foi tomada por uma forte cheia nesta sexta-feira (4). Equipes fazem buscas com o apoio de helicópteros.

Por Redação g1

 

05/07/2025 07h45 Atualizado há 37 minutos

 

Enchentes deixam dezenas de mortos e desaparecidos no Texas

Enchentes deixam dezenas de mortos e desaparecidos no Texas

 

 

Ao menos 27 pessoas morreram nas enchentes provocadas por tempestades no estado do Texas, nos Estados Unidos. Equipes de resgate fazem buscas por desaparecidos, incluindo um grupo de 27 meninas que estavam em um acampamento de verão.

 

Elas participavam do Camp Mystic, um acampamento cristão às margens do Rio Guadalupe, que foi tomado por uma forte cheia em poucas horas na sexta-feira (4). Vídeos publicados nas redes sociais mostram casas e árvores arrastadas pela cheia súbita na região.

 

“O acampamento foi completamente destruído. Foi muito assustador”, disse Elinor Lester, de 13 anos, que participava do Camp Mystic.

Dos 27 mortos, 18 são adultos e nove, crianças, segundo o gabinete do xerife do condado Kerr. De acordo com o jornal The Washington Post, três das crianças eram meninas que estavam no acampamento, com base em relatos de familiares.

Mais de 800 pessoas foram evacuadas até o momento. As buscas mobilizam 500 pessoas, 14 helicópteros e 12 drones.

 

Familiares compartilharam mensagens desesperadas nas redes sociais em busca de informações sobre o paradeiro das meninas. Mais de 750 crianças participavam do acampamento, segundo o vice-governador do Texas, Dan Patrick.

 

Uma operação de resgate com helicópteros, drones e equipes de emergência continuará ao longo deste fim de semana. “Peço ao povo do Texas que faça orações. Daquelas de se ajoelhar mesmo, para que a gente encontre essas meninas”, disse o vice-governador.

As autoridades estaduais haviam alertado sobre o risco de clima severo no dia anterior à chuva. O Serviço Nacional de Meteorologia previu entre 70 e 150 milímetros de chuva a partir de quinta-feira (3), mas caíram 250 milímetros.

 

Um medidor do nível do Rio Guadalupe na altura de Hunt registrou uma elevação de 6,7 metros em cerca de duas horas, e começou a falhar após chegar aos 9 metros, segundo o meteorologista Bob Fogarty.

 

O presidente Donald Trump lamentou as inundações. Neste sábado (5), ele publicou em seu perfil na rede social Truth Social que o governo federal está colaborando com as buscas. “Melania e eu estamos rezando por todas as famílias afetadas por esta tragédia”, completou.

Deixe um comentário