Empresas têm até esta sexta para aderirem ao Projeto Destinos Turísticos Inteligentes

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) estendeu até o esta sexta-feira, 16 de junho, o prazo para empresas do setor de turismo aderirem ao projeto Destinos Turísticos Inteligentes (Smart Destination). A iniciativa vai oferecer capacitações, consultorias e integração com startups que desenvolvem soluções tecnológicas para os problemas enfrentados pelos empresários.

O projeto envolverá negócios de três de áreas turísticas do Rio Grande do Norte: o Seridó, o Polo Costa das Dunas e Polo Costa Branca. O público prioritário são os meios de hospedagem, agências de turismo e de receptivo, que deverão adotar a tecnologia como estratégia para fortalecer a atividade. Para aderir ao programa, o empresário pode ligar para 0800 570 0800 ou 84 3616-7980 e solicitar o termo de adesão.

Não há custo para aderir ao projeto, a menos que a empresa contrate alguma consultoria ou participe de algum curso ou consultoria oferecidos de acordo com os eixos temáticos do programa. Ainda assim, essas soluções serão subsidiadas, por meio do programa Sebraetec, em que o Sebrae arca com 70% do valor da solução e o empresário 30%.

A iniciativa do Sebrae visa inserir pequenas negócios do setor no meio digital, principalmente meios de hospedagem e agências de turismo. Serão atendidas cerca de 200 empresas até 2018. Ao todo, serão investidos R$ 1,3 milhão nas ações até 2018.

São oferecidos serviços, como desenvolvimento de website e planejamento de mídias sociais (serviços digitais), gestão de resíduos sólidos e eficiência energética (sustentabilidade), Implementação de Boas Práticas de Fabricação, entre outras modalidades.

De acordo com o gestor do projeto, Yves Guerra, serão ofertadas diversas ações de capacitação, consultoria, acesso a mercados, fortalecimento das governanças do turismo, levando em consideração o eixo tecnológico. O objetivo é melhorar os resultados das empresas participantes, bem como a experiência dos turistas nos destinos potiguares.

O Sebrae destaca que os turistas estão cada vez mais exigentes, capazes e interativos, justamente devido aos avanços tecnológicos, as redes sociais e os dispositivos mobile. Os destinos estarão cada vez mais integrados ao digital. Os turistas também estão em busca de simplificação inteligente, seja na reserva, nos passeios ou no pagamento. Daí a iniciativa do Sebrae de preparar as empresas para esse novo cenário.

Com informações da Agência Sebrae.