Empresas familiares representam 49% dos pequenos negócios do RN

Segundo levantamento feito pelo Sebrae Nacional, 49% das micro e pequenas empresas do Rio Grande do Norte são familiares. Isso equivale a um universo de mais de 63,1 mil negócios em todo o território potiguar, entre microempresa, Microempreendedor Individual (MEI) e empresa de pequeno porte. Os dados constam no Relatório Especial – Empresas Familiares, que reúne informações sobre esse tipo de empreendimento em todo o país.

A ArtKamizetas endossa os números do estudo no Rio Grande do Norte. Há 14 anos no mercado natalense, a empresa produz camisetas promocionais, esportivas e corporativas. A gestão do negócio, fundado pelo empresário Luiz Eduardo Ribeiro, é compartilhada pela família. Estão envolvidos também no empreendimento a esposa do empresário, Mita Cacho, e os filhos Bruno e Diogo Ribeiro, que ocupam as diretorias financeira e de criação, respectivamente.

“Eles trouxeram coisas novas para a empresa”, fala orgulhoso o empresário Luiz Eduardo Ribeiro sobre a colaboração dos filhos dentro do negócio familiar de confecção de camisetas. Ele também garante que há uma tranquilidade natural em saber que o negócio continuará dentro da família. “A maior vantagem é confiar plenamente no que está sendo feito”, afirma.

Para Diogo Ribeiro, que é formado em engenharia da computação, a entrada na empresa da família, que hoje emprega 40 funcionários, tem servido para implementar os conhecimentos adquiridos na faculdade.

“Eu e meu irmão estamos sempre preocupados em trazer nossos conhecimentos para a empresa. Queremos vê-la estruturada e crescendo”, diz, mostrando um dos benefícios de ter membros da família envolvidos nos negócios.

Mais que uma oportunidade de entrar no mundo empresarial, a inserção no negócio traz confiança e também a responsabilidade de fazer o melhor.  “Não é só porque é uma empresa familiar. A responsabilidade que temos seria a mesma se a empresa não fosse nossa”, garante Diogo Ribeiro.

Panorama nacional

A pesquisa visa traçar a proporção de empresas familiares – aquelas em que há parentes de qualquer grau, inclusive os cunhados, entre os sócios ou colaboradores com ou sem carteira assinada – no rol dos pequenos negócios formais no Brasil. Participaram desta pesquisa 6.013 empresas, sendo 200 delas do Rio Grande do Norte.

De acordo com o levantamento do Sebrae, 57% das micro e pequenas empresas no Brasil possuem parentes entre seus sócios e empregados. A região sul é a que apresenta maior proporção de empresas familiares (60%), seguida pelo sudeste (59%), centro-oeste (57%), norte (52%) e nordeste (52%).

Pelo estudo, 71% das empresas de pequeno porte (com faturamento anual na faixa entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões), 68% das microempresas (inseridas na faixa de faturamento entre R$ 60 mil e R$ 360 mil) e 38% dos MEI (com faturamento anual de até R$ 60 mil) são empresas familiares. Por setores de atividade, a maior concentração de empresas familiares está na indústria (61%), seguida do Comércio (59%). Pela pesquisa, 56% das empresas do setor de serviços e 41% das empresas da construção são “empresas familiares”.