Empresa implanta projeto de descarte correto de pilhas e baterias em Mossoró

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), por ano, são comercializadas 1,2 bilhão de pilhas e 400 milhões de baterias de celular no Brasil. Consequentemente, todos os anos, uma enorme quantidade desses materiais são descartados de forma incorreta.

Visando diminuir o impacto negativo sobre o meio ambiente proveniente do descarte de pilhas e baterias em Mossoró, a Contrax Engenharia, empresa localizada no bairro Doze Anos, desenvolveu um programa de coleta gratuita destes materiais. A ação teve início em agosto deste ano e já deu destino correto a pilhas e baterias que iriam parar no lixo comum.

“Resolvemos implantar esta iniciativa simples, mas que tem um impacto muito bom sobre o meio ambiente. Nosso intuito é também fazer com que essa ideia se espalhe e outras empresas passem também a recolher pilhas e baterias para dar um destino correto a esses materiais”, disse o coordenador de qualidade da Contrax, Ivan Bulcão.

Aqueles que tiverem pilhas e baterias, inclusive de celular, sem uso e quiserem fazer o descarte correto do material podem deixá-las no ponto de coleta gratuito montado na Contrax Engenharia, na Rua Velho Darico, 99ª, bairro Doze Anos.

Pilhas e baterias causam poluição

O descarte inadequado de pilhas e baterias causa contaminação do solo e dos lençóis freáticos, pois muitas contêm metais pesados, como o chumbo, mercúrio, níquel e cádmio, que podem causar doenças renais, cânceres, além de problemas relacionados ao sistema nervoso central.

 

Pilhas e baterias podem se entregues na sede da Contrax Engenharia.
Pilhas e baterias podem se entregues na sede da Contrax Engenharia.