Empossados novos membros do Comitê Técnico Estadual de Promoção da Equidade

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) coordenou ontem a posse dos novos membros do Comitê Técnico Estadual de Promoção da Equidade do Rio Grande do Norte. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde em Natal e contou com a presença de técnicos da secretaria e membros do comitê.

Na ocasião, os subcoordenadores da Sesap, Eufrásia Ribeiro (Informação, Educação e Comunicação) e João Bosco Filho (Ações de Saúde), apresentaram um panorama geral da saúde no Rio Grande do Norte.

Foi realizada uma discussão sobre como a Sesap se organiza na formulação e coordenação da Política Estadual de Saúde, e a importância do comitê como espaço que vem subsidiar a gestão na construção de ações que reduzam as vulnerabilidades e fortaleçam laços de solidariedade e respeito mútuo entre os diversos segmentos da população norte-rio-grandense.

O comitê estadual foi criado por meio da Portaria nº 324/2013, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte em 26 de março de 2014. Possui vigência de dois anos para mudança de composição. O mandato valerá de 2016 a 2017.

Atualmente fazem parte do comitê a Subcoordenadoria de Ações em Saúde, Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica, Núcleo Articulador de Humanização, Ouvidoria Estadual de Saúde, Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde, Coordenadoria de Direitos Humanos e Defesa das Minorias, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde do Natal, Conselho Estadual de Saúde, População LGBT, População em Situação de Rua, População de Campo, Floresta e Águas, População cigana, Povos de matrizes africanas e Povos indígenas. A atual composição estuda a possibilidade de ampliar o comitê.