O escritório local do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER-RN), em Mossoró, realiza amanhã (30) uma reunião de mobilização com todos os coordenadores dos Bancos de Sementes do município, para organizar o início da entrega das sementes, programada para a próxima semana. O encontro será no Sindicato da Lavoura, na Rua Almirante Barroso, 560. Alto da Conceição, a partir das 7h30.
O objetivo é organizar a logística de distribuição, pois Mossoró concentra grande parte dos bancos de sementes do estado, assim como possui a maior área rural potiguar. No município, são 41 bancos de sementes ativos, beneficiando diretamente 2.037 famílias agricultoras.
Para o ano de 2026, a reposição dos estoques de sementes que serão distribuídas às famílias soma um total de 24.460 quilos. Desse montante, 10.190 kg correspondem a sementes de milho (variedade Cruzeta), 8.150 kg de feijão (IPA 207) e 6.120 kg de sorgo (Ponta Negra).
Cada família beneficiada receberá 12 kg de sementes, sendo 5 kg de milho, 4 kg de feijão e 3 kg de sorgo, garantindo insumos essenciais para o plantio e contribuindo para a segurança alimentar, a geração de renda e o fortalecimento da produção agrícola no município.
O Programa Banco de Sementes, coordenado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), e executado pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER-RN), segue fortalecendo a agricultura familiar no município de Mossoró. A iniciativa conta ainda com o apoio de parceiros locais, como sindicatos rurais e prefeituras.




