Em nova convocação, Dunga chama jogador inativo e mantem seus preferidos

No cenário nacional o destaque da semana foi a primeira convocação do treinador Dunga em 2016. Ao todo foram 23 jogadores para os jogos em que o Brasil irá enfrentar Uruguai e Paraguai, pelas Eliminatórias da América do Sul. O que causou surpresa foi o fato de alguns nomes relacionados estarem sem ritmo de jogo, entre eles, o jogador Kaká, que ainda não jogou na temporada, tendo feito sua última partida oficial em outubro de 2015. Além daqueles que estão sem ritmo, existem também os preferidos do treinador.

Além de jogadores que não estão em atividade, também existem aqueles que são figuras carimbadas nas convocações. Além daqueles que são chamados pelo bom futebol, como é o caso de Neymar, considerado intocável, na seleção de Dunga tem outros nomes na mesma situação. Os zagueiros têm vaga garantida no grupo do técnico gaúcho. Ao chamar David Luiz, Marquinhos, Gil e Miranda ontem, o treinador repetiu exatamente os nomes da primeira convocação dela pela equipe ‘Canarinho’, em agosto de 2014.

Foi a décima vez que Dunga convocou a equipe nacional, sendo que Miranda esteve em todas as listas do treinador gaúcho, participando de 19 dos 20 jogos da equipe. Já David Luiz e Marquinhos só ficaram fora uma única vez, quando, na verdade, foram cortados por lesão. Isso foi em março de 2015, antes dos amistosos com França e Chile. Gil, que defende o chinês Shandong Luneng. é o que tem menos convocações do quarteto. Foi chamado em seis das dez listas de Dunga, sendo que em uma delas foi para substituir o cortado David Luiz. Uma das vezes que ficou fora foi porque o treinador poupou os jogadores que atuavam no Brasil (ele defendia o Corinthians).

Thiago Silva, do PSG, foi convocado quatro vezes, participando de seis jogos. Gabriel Paulista, do Arsenal, também já foi chamado, mas apenas duas vezes. Dessa vez o quarteto David Luiz, Gil, Marquinhos e Miranda foi chamado para os compromissos contra o Uruguai e o Paraguai pela eliminatória da Copa do Mundo de 2018. Se Dunga for coerente com as últimas escalações, os titulares nestes jogos devem ser David Luiz e Miranda, dupla que ele mais utilizou na seleção. Ambos são titulares em seus clubes também. David Luiz é dono da posição no Paris-Saint Germain, líder do Campeonato Francês. Já Miranda jogou 25 dos 31 jogos pela Inter de Milão, equipe quinta colocada na Itália, e sempre como titular. (Com informações Uol Esportes).