sábado, 31 de janeiro de 2026
InícioDestaquesEm nova carta aos EUA, governo Lula cita 'indignação' com tarifaço, fala...

Em nova carta aos EUA, governo Lula cita ‘indignação’ com tarifaço, fala em negociar e cobra resposta à mensagem enviada em maio

 

Em nova carta aos EUA, governo Lula cita ‘indignação’ com tarifaço, fala em negociar e cobra resposta à mensagem enviada em maio

No documento, governo brasileiro afirma que a tarifa de Trump ‘terá impacto muito negativo’ nas economias dos dois países. E ‘coloca em risco’ parceria histórica Brasil-EUA.

Por Filipe Matoso, GloboNews — Brasília

 

16/07/2025 12h07 Atualizado há 48 minutos

 

Brasil envia nova carta aos EUA e diz estar pronto para diálogo

Brasil envia nova carta aos EUA e diz estar pronto para diálogo

 

 

O governo Lula informou nesta quarta-feira (16) que enviou uma nova carta ao governo dos Estados Unidos na qual manifestou “indignação” com a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, informou estar disposto a negociar e cobrou resposta a uma outra mensagem enviada em maio.

 

📄Segundo o governo, a carta enviada em maio continha uma proposta confidencial sobre possibilidades de negociação de tarifas comerciais.

 

A nova carta afirma às autoridades americanas que o Brasil acumula com os EUA “grandes déficits comerciais” em bens e em serviços e acrescenta que, nos últimos 15 anos, esse saldo negativo para o Brasil chegou a quase US$ 410 bilhões, segundo dados do próprio governo americano.

 

Os números desmentem o argumento de Trump que, ao justificar a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros na semana passada, afirmou que a relação comercial dos EUA com o Brasil é “injusta” e causa déficits comerciais à economia americana.

 

“A imposição das tarifas terá impacto muito negativo em setores importantes de ambas as economias, colocando em risco uma parceria econômica historicamente forte e profunda entre nossos países”, diz a carta.

O documento é assinado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. E é endereçado ao secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e ao representante de Comércio do país, Jamieson Greer.

“Para fazer avançar essas negociações, o Brasil solicitou, em diversas ocasiões, que os EUA identificassem áreas específicas de preocupação para o governo norte-americano”, diz a carta.

 

Desde que Trump anunciou no início do ano uma série de tarifas a produtos importados, Alckmin e Vieira conversaram com autoridades americanas, incluindo Lutnik e Greer.

As autoridades brasileiras afirmam que estão prontas para dialogar com os norte-americanos e negociar uma solução “mutuamente aceitável” sobre o comércio entre os dois países.

 

“[Dialogar] com o objetivo de preservar e aprofundar o relacionamento histórico entre os dois países e mitigar os impactos negativos da elevação de tarifas em nosso comércio bilateral”, acrescenta o documento.

Conforme o g1 noticiou, membros do governo Lula afirmaram nesta quarta-feira à GloboNews que o governo Trump ainda não procurou o Brasil formalmente para negociar a tarifa de 50% anunciada pelo presidente americano.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes