sábado, 7 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesEm alta no país, mortes cometidas por policiais sobem em 17 estados...

Em alta no país, mortes cometidas por policiais sobem em 17 estados em 2025

A quantidade de pessoas mortas pelas polícias cresceu em 17 estados brasileiros ao longo de 2025, indica levantamento do g1 com números do Ministério da Justiça e Segurança Pública atualizados na última terça-feira (3). Outros nove estados registraram queda, enquanto o Distrito Federal manteve os mesmos números de 2024.

 

O caso mais expressivo é Rondônia: foram 8 mortes em 2024 e 47 no ano passado, um aumento de 488%. Em números absolutos, a Bahia lidera, com 1.569 mortes.

 

Os dados são enviados pelas secretarias estaduais de Segurança Pública ao ministério, responsável pela divulgação. No geral, o Brasil teve alta de 4,5% nas mortes cometidas por policiais em 2025.

O indicador de letalidade policial vai em direção contrária às estatísticas de mortes violentas.

 

Em 21 de janeiro, levantamento do g1 com a mesma base de dados revelou que o Brasil registrou queda no número de mortes violentas pelo quinto ano seguido, o que indica tendência de queda.

 

São consideradas mortes violentas os homicídios dolosos (quando há intenção de matar), feminicídios, latrocínios e lesões seguidas de morte.

 

As mortes cometidas por policiais são contadas separadamente e, em 10 anos, houve um aumento de 170% nos casos.

 

Situação por estado

Em números brutos, Bahia (1.569 casos), São Paulo (835) e Rio de Janeiro (798) são os estados que registraram a maior quantidade de mortes cometidas por policiais em 2025.

 

No fim de outubro, uma megaoperação policial contra criminosos do Comando Vermelho terminou com 121 mortos, sendo 117 suspeitos e quatro policiais, o que contribuiu para a alta de casos no Rio, que registrou aumento de 13%.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes