Eletrônicos sobem 13% após suspensão da isenção de impostos

Desde janeiro deste ano, a “Lei do Bem”, que isentava a cobrança de alguns impostos como Pis/Pasep e Cofins sobre aparelhos eletrônicos, não está mais em vigor no país. Com isso, o preço de produtos como notebooks, computadores, tabletes e smartphones sofreu aumento médio de 13%, conforme mostrou a ferramenta de comparação de preços Zoom.

Os notebooks sofreram o maior aumento, com índice de 20% de diferença no preço desde que a cobrança dos impostos foi liberada. Entretanto, alguns modelos chegaram a apresentar aumento de até 51% no período em que foram monitorados pelo Zoom.

Os computadores de mesa e tablets subiram, em média, 11%. Já os smartphones sofreram o menor impacto e acumulam aumento de 8% nos preços. No entanto, quando analisados conforme os aparelhos mais procurados, alguns modelos chegaram a ter alta de 79% no preço.

“Quem deseja comprar um novo celular essa é uma boa hora, já que a maioria dos produtos não está sofrendo aumentos expressivos após o fim da isenção de impostos. Entre os modelos mais populares há casos isolados que aumentaram muito o preço, portanto é essencial pesquisar bastante”, declara em nota o diretor executivo do Zoom Thiago Flores.

Na pesquisa, foram analisados os preços dos 10 produtos mais procurados pelos clientes nas categorias smartphones, tablets, notebooks e desktops. O valor cobrado por cada produto foi acompanhado ao longo do mês de janeiro de 2016 e comparado com a média do menor preço praticado em dezembro de 2015.