Educação

O noticiário concentra-se  no  eixo  Rio/São Paulo e acontecimentos importantes às vezes passam despercebidos. Por exemplo, embora sem destaque na mídia nacional, estudantes de Goiás ocupam 23 escolas há 15 dias, em protesto contra a transferência da gestão educacional pública para organizações sociais. Os alunos argumentam que, na prática, o modelo representa a privatização do ensino, podendo comprometer sua gratuidade num futuro próximo. O Governo do Estado contra-argumenta com a afirmação de que o plano é dar respostas ágeis às demandas da sociedade e maior qualidade ao ensino. Compreensível a desconfiança dos manifestantes, mas a ideia parece boa e poderia ser testada no Rio Grande do Norte, a partir de  duas  ou  três unidades de ensino selecionadas para esse fim.

Microcefalia
Obstetras estão orientando as grávidas a saírem de casa o mínimo possível, ainda menos se estiver chovendo, e a não frequentarem as praias da região no veraneio. Medo do polivalente mosquito da dengue, causador da microcefalia.

Privilégio
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) pediu e o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o Governo do Estado pague dezembro ao Judiciário antes dos pobres e mortais servidores dos outros poderes.

Dureza
Os bafômetros vão troar do Natal ao réveillon. A lei é seca, o ano é de seca e a garganta muito mais.

Prefeitáveis
Empresários de Mossoró trabalham para lançar candidato a prefeito em 2016. Michelson Frota, Jorge do Rosário e Sebastião Couto são os nomes mais cotados para encabeçar o projeto. O grupo fez contatos semana passada com jornalistas para formar sua assessoria de comunicação e ontem almoçou com um importante marqueteiro da região.

Emergência
Belo Horizonte está em situação de emergência por causa do Aedes aegypti. O decreto publicado no Diário Oficial fala em 180 dias.

Orações
O prefeito Francisco José da Silveira Júnior reuniu pastores e lhes rogou orações para tirar sua gestão do inferno da impopularidade, embora os R$ 34 milhões da antecipação dos royalties, em pleno ano eleitoral, já o coloquem na porteira do céu.

Detalhe
Na dita reunião, Silveira disse aos pastores que o santuário de Santa Luzia é coisa lá das bandas da Igreja Católica e que a prefeitura deu apenas um apoiozinho de leve. Não foi bem o que ele falou no famoso discurso de 13 de dezembro, no adro da catedral, diante do público católico.

Pavão
O Ballet Municipal de Natal apresenta sábado, no Parque das Dunas, às 16h30min, o espetáculo “O Pavão Misterioso”.

Juiz
Dilma Rousseff nomeou o advogado Wlademir Soares Capistrano, filho do ex-vice-prefeito Antônio Capistrano, para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na condição de juiz substituto. Cabra bom, não tenho dúvida de que dará conta do recado, com louvor.

De lascar
Álvaro Garnero Filho, um dos caras que tirou onda com Chico Buarque esta semana, acusando-o de defender o PT porque mora em Paris e desconhece a realidade brasileira, é um singelo milionário que residia na Suíça e namorou Paris Hilton. O pai de Alvarinho é aquele empresário de São Paulo que apresenta um programa de viagens na TV. Vá arranjar uma lavagem de roupa, criatura!