Economia municipal rumo ao desastre

O noticiário local focado nas finanças municipais está recheado de informações preocupantes: altíssimo débito junto a Previ, salários de várias categorias vencidos, acumulados e não pagos; proposta não de todo esclarecidas dos cortes em muitos programas para economizar dinheiro; em suma, tudo denotando uma certa desorganização dessas finanças. E agora, ainda por cima, o prefeito está pleiteando do Legislativo a autorização para antecipar a receita dos royalties. Vamos supor que o projeto de reeleição do prefeito não seja contemplado com a vitória, conclui-se que ele vai deixar uma herança realmente maldita para o seu sucessor (ou sucessora).

FAFÁ
A ex-prefeita Fafá Rosado tem andado por aí dizendo que o seu nome está colocado como uma opção como provável candidata a prefeito de Mossoró em 2016. Segundo comentários, seu nome não tem sido recebido com muita aceitação pela população. Os tempos hoje seriam outros.

RACHA
Uma corrente do PCdoB mossoroense diverge da decisão do comando partidário que decidiu se bandear para as hostes do prefeito Francisco José da Silveira Júnior. Uma decisão que vai deixar sequelas entre os comunistas. Quem duvida disso, peço aguardar os dias que virão.

FUNDAÇÃO
O PCdoB é o partido mais antigo do Brasil. Ele foi fundado em 1922. A decisão da seção mossoroense do PCdoB fez estremecer no túmulo os restos mortais de Joseph Stalin.

COMPARANDO
Agripino e Ronaldo Caiado na TV no programa do DEM falando em corrupção. Um eleitor mais crítico disse que, malcomparando, ele imaginou Suzanne Von Richtophen fazendo na TV uma homenagem aos pais de todo o Brasil.

“PITUCA” & “SEU LIBÓREO”
Encontrei quem conheceu a dupla “Pituca” e “Seu Libóreo” na Rádio Difusora de Mossoró de antigamente. Elder Heronildes me disse que “Pituca” era um cidadão chamado “Vavá”, funcionário do Banco do Nordeste e que era casado com uma prima ou parente de Filemon Pimenta, da Academia Mossoroense de Letras -Amol. E “Seu Libóreo” era o Odílio Pinto, o sogro de PC aqui do O Mossoroense.

POLICIAIS
Estando em Mossoró no decorrer desta semana, o coronel Ângelo, comandante-geral da Polícia Militar do RN, anunciou um concurso para PM que vai se realizar em 2016. O edital com todos os detalhes deverá ser publicado no primeiro semestre de 2016.

CONVERSAS
Sandra Rosado falando ao “Jornal das Cinco” pela FM-Santa Clara (Tárcio Araújo e Fábio Oliveira): “Eu tenho conversado frequentemente com Rosalba e Carlos Augusto. Nunca tivemos um limite de relacionamento pessoal, apenas divergências políticas que ocasionaram um certo distanciamento, mas acredito que seja importante uma união em favor de Mossoró”.

VEREADORA
Ainda da entrevista de Sandra Rosado a Fábio Oliveira e Tárcio Araújo no “Jornal das Cinco” da FM-Santa Clara: “Era um sonho de infância, um dia ser vereadora por Mossoró, e isso não representa demérito algum para mim. Sou uma agente política, faço política para somar e se for necessário dentro do arco de aliança que o meu grupo estiver, assim o farei”.

MÁRCIA
Nas redes sociais o nome da deputada estadual Márcia Maia está com a cotação altíssima para ser uma das candidatas a prefeito de Natal. A parlamentar não confirma nem desmente essa possibilidade, o que de certa forma confirma seu interesse pela disputa.

CATEDRAL
Quase todas as tardes eu me sento no banco da praça Vigário Antônio Joaquim e tenho a oportunidade de contemplar os detalhes da arquitetura de hoje da nossa igreja catedral. Até esta data ainda não entendo como o nosso saudoso padre Huberto, um homem sábio, inteligente, de vasta cultura capitaneou aquele trabalho que desfigurou por completo as características originais daquele templo santo. Não entendo de forma alguma.

BONITA
Mesmo porque essas características que eu chamo de originais da nossa igreja catedral eram muito mais bonitas do que essas modificações que foram feitas no seu visual. Não dá para entender mesmo.

DIX-SEPT
Vamos cuidar melhor dos nossos equipamentos urbanos. Aquela estátua do falecido governador Dix-sept Rosado colocada na praça Vigário Antônio Joaquim no ano de 1953 certamente foi localizada ali porque os mossoroenses de então entenderam que Dix-sept Rosado era digno daquela homenagem.

ABANDONO
Hoje em dia aquele monumento está todo pichado, abandonado o que, de uma forma ou de outra, são depreciações que enlameiam a homenagem feita ao governador daquele tempo. Vamos ser mais cuidadosos com os o nossos equipamentos urbanos e façamos jus às reverências já prestadas.

PADRE ANTÔNIO JOAQUIM
Já o busto erigido em honra ao padre Antônio Joaquim na avenida Dix-sept Rosado está abandonado naquela que é uma das principais vias do centro da cidade. Abandonado, sujo e escondido. O padre Antônio Joaquim também foi digno dessa homenagem que Mossoró lhe prestou. Imaginem que só vigário da Catedral ele o foi por mais de 50 anos.