quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesDiretor da Abin vai assumir comando da PF no lugar de Valeixo

Diretor da Abin vai assumir comando da PF no lugar de Valeixo

O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, foi o escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir o comando da Polícia Federal (PF) no lugar de Maurício Valeixo , que foi exonerado de seu cargo na sexta-feira (24).

Valeixo tinha sido indicado pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro , que acabou anunciando sua saída do governo após saber que o ex-diretor foi demitido.

Leia também: Policiais federais reagem: “Não permitiremos interferência política”

A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) com assinatura de Moro, que disse que não havia como ele ter assinado o ato, uma vez que nem havia sido informado. Em edição extra do DOU, o Planalto fez uma correção do ato sem a assinatura de Moro.

O novo diretor-geral da PF é um nome próximo ao presidente Bolsonaro, tendo participado da sua escolta pessoal durante a campanha eleitoral de 2018. A decisão foi tomada em reunião no Palácio do Planalto entre o presidente e ministros.

Leia também: “É o caso de pedir impeachment”, diz autor de denúncia de afastamento de Dilma

Ramagem também é um nome que agrada aos ministros da ala militar do governo federal. A Abin é um órgão subordinado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão que tem o general Augusto Heleno como seu ministro-chefe.

Fonte: IG Último Segundo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes