Dia D de vacinação antirrábica é realizada hoje em 35 pontos

A Secretaria Municipal de Saúde realiza hoje, 28, o Dia D de vacinação contra a raiva animal. Serão 35 pontos de vacinação e mais de 200 pessoas envolvidas na mobilização, que se dará das 8h às 17h em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana, além da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap) e da sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Conforme a secretaria, a meta é vacinar 29 mil cães e 12 mil gatos a partir de dois anos de idade. A médica veterinária Allany Medeiros destaca a importância de vacinar os animais. “A raiva é uma doença que pode ser transmitida para o ser humano através da mordida de um animal infectado e é uma doença fatal. A forma mais eficaz da prevenção é a vacinação no animal”, afirma.

Iniciada no dia 13 deste mês, a campanha de vacinação antirrábica segue até o dia 16 de janeiro. De acordo com a primeira parcial divulgada pelo CCZ, esta semana foram vacinados 3.500 animais.

Neste ano, Secretaria de Saúde de Mossoró registrou dois casos positivos de morcego e nenhum caso de raiva humana. “A imunização é gratuita e disponibilizada somente no período de campanha. Por isso, é importante que a população se mobilize para se proteger da doença”, aconselha a secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz.