Detran participa de ações para integrar municípios ao Sistema Nacional de Trânsito

Como membro do Conselho Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Cetran), o Departamento  Estadual de Trânsito (Detran) vem participando de visitas e ações para integrar os municípios potiguares ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).  As ações contam também com  a participação de outros órgãos que compõem o  Conselho.
O Sistema Nacional de Trânsito é  o conjunto de órgãos responsáveis por gerenciar, normatizar e operacionalizar as políticas públicas do trânsito nas vias da União, Estado e Município. Aos municípios integrantes cabem iniciar alguns procedimentos legais de portarias, decretos e leis. Além  do levantamento da documentação necessária para o processo de integração e estruturação  da  parte administrativa.
As ações constam em visitação aos municípios,  levantamento das necessidades,  verificação dos problemas com o trânsito e reuniões com os secretários e agentes para compreensão da situação do trânsito local. O Detran  leva toda orientação técnica de engenharia para as mudanças necessárias, parcerias de orientação e supervisão como também possibilidade de recursos de sinalização.  A última visita foi aos municípios de São José de Mipibu,  Mossoró e Pau dos Ferros.
Para o presidente do Conselho, Harison Carpegeano:  “Os municípios cumprem com o que o que exige a legislação, e podem gerir ações de educação, fiscalização e engenharia”.  Além de toda a parte técnica, o Detran atua como incentivador na questão educativa através de recursos da sua Subcoordenadoria de Educação.
Para fazer parte do Sistema Nacional de Trânsito, os municípios devem oficiar o Cetran através do e-mail [email protected]  ou via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), solicitando a visita técnica para subsidiar informações  necessárias ao início do processo de integração.