Detentos arrombam cadeado de cela e matam preso a facadas

Um detento foi morto a facadas na Cadeia Pública de Natal, o Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato Fernandes. O corpo de Janilson Pereira do Carvalho, de 38 anos, foi encontrado na manhã desta segunda-feira, 02 de maio, dentro da cela do isolamento, onde estava porque já havia recebido ameaças de morte dentro da unidade prisional. O cadeado da cela foi arrombado por outros presos, ainda não identificados.

De acordo com a direção da Cadeia, havia três detentos na cela de isolamento, mas somente Janilson Pereira foi morto por presos que fugiram de outras celas.

Já na madrugada do domingo, 1º de maio, o detento Fabiano de Araújo foi encontrado morto no setor de triagem do Complexo Penal Dr. João Chaves, localizado na Zona Norte de Natal. A cela era ocupada por 30 presos e a direção da unidade investiga, junto à Polícia Civil, quem são os responsáveis pelo crime.

Somente este ano, 10 detentos já morreram dentro das unidades prisionais potiguares e outros 185 conseguiram escapar. O sistema prisional do Rio Grande do Norte está em estado de calamidade pública decretado desde março de 2015, decreto renovado por mais seis meses pelo Governo do Estado no dia 17 de março de 2016.

Também em março deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que o Estado é responsável civil pela morte de detentos dentro das unidades prisionais, podendo ter de indenizar a família do preso.