Equipes de segurança descobriram um túnel com aproximadamente 100 metros de comprimento no Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato, conhecido como Cadeia Pública de Natal, na noite da terça-feira, 23 de agosto. O túnel foi escavado a partir do pavilhão A, onde estão 230 dos 570 detentos da unidade. De acordo com a direção, não houve fuga.
Inicialmente, a direção da unidade havia calculado o tamanho do túnel em 30 metros, mas, após a medição, foi constatado que a estrutura era quase do tamanho de um campo de futebol, com 100 de extensão.
O túnel foi descoberto após fazer parte do calçamento da rua ceder. A diretora do Presídio, Dinorá Simas afirmou que os planos dos bandidos era que a saída do túnel fosse dentro de uma casa na região.
Na manhã desta quarta-feira, 24, uma retroescavadeira deverá destruir a estrutura escavada pelos detentos e a abertura do túnel, dentro do presídio, será concretada. Agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE), unidade de elite da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), farão uma varredura pela unidade em busca de descobrir possíveis túneis.
No túnel, foram encontrados lençóis usados pelos presos para a retirada da areia, que era depositada em uma das celas do pavilhão.
Este ano, 326 detentos fugiram do sistema prisional potiguar, número 53,77% maior que o registrado ao longo de todo o ano passado, quando 212 presos escaparam no RN.




