Desarmamento

Estatuto do Desarmamento arrisca ser revogado por um projeto de lei que facilita o acesso a armas de fogo, prestes a ser votado no Congresso. De acordo com o Mapa da Violência 2015, aproximadamente 880 mil indivíduos foram mortos por armas de fogo no Brasil, no período de 1980 a 2012. No último ano pesquisado, houve 116 mortes por dia.

Câmara
O presidente Jório Nogueira desentendeu-se de uma só vez, na mesma sessão, com os vereadores Francisco Carlos, Társio Mardonny, Lahyre Rosado, Genivan Vale e Genilson Alves. A coisa quase pega fogo, especialmente com Mardonny, e nem Tomaz Neto pedindo calma, a coisa se acalmou.

Sessão
O plenário da Assembleia Legislativa abre espaço hoje, às 9h00min, para sessão solene alusiva ao Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Pequenez
Editorial da Folha de S.Paulo afirma que a carta de Michel Temer com queixas pessoais apequena a crise. Verdade, parece vingança infantil, mas o resultado é gravíssimo para o governo.

Zica
Ministério da Saúde informa que aproximadamente 500 mil brasileiros foram contaminados pela Zica em 2015.

Transparência
A nota média de transparência dos municípios brasileiros, numa escala de zero a 10, é de 3,91%, segundo análise do Ministério Público Federal (MPF). Mossoró tem zero, conceito recebido por uma a cada nove administrações.

Dúvida
Dilma deve Temer alguma coisa?

Comércio
O comércio de Mossoró anunciou funcionamento das lojas do Centro até 19h00min esta semana e até 20h00min na próxima. Poucas delas, no entanto, vêm cumprindo o que anunciaram na mídia, evidente reflexo da crise agravada com a peleja da prefeitura com os táxis intermunicipais.

E dá tempo?
Quase 60 anos depois do envio de 6.300 brasileiros para integrar a força de paz da ONU na região entre o Canal de Suez, no Egito, e a linha de armistício entre Israel e Egito, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto que concede pensão especial vitalícia de dois salários mínimos aos ex-integrantes do chamado “Batalhão Suez”. Falta ser votado em plenário e seguir para o Senado, antes da sanção do presidente da República.

Turismo
Release da assessoria do Ministro Henrique Eduardo Alves anuncia que Natal subiu três posições no ranking do turismo, de acordo com indicador que avalia 65 destinos turísticos nacionais, incluindo-se entre os 10 mais competitivos.

Renato
A prefeitura incluiu no projeto que institui o Programa Bem Viver um “artigo-bomba”, fora do contexto, que lhe permitiria sacar até R$ 150 mil da previdência dos servidores, quando desejasse, sem autorização do Conselho da Previ. O artefato foi desmontado antes de provocar estragos.