Deputados propõem grupo para analisar autonomia financeira da UERN

Durante reunião da Frente Parlamentar e Popular em Defesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), na terça-feira, 14, os parlamentares sugeriram que seja formado um grupo de trabalho na Casa para estudar propostas de autonomia da universidade.

A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) destacou a importância da autonomia financeira da UERN, lembrando a experiência exitosa de outras universidades estaduais, como a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade de Campinas (UNICAMP), dentre outras.

“A autonomia financeira plena é um sonho almejado há décadas pela Uern e é imprescindível para se ter uma universidade em sua plenitude, para continuar contribuindo para o desenvolvimento do Estado”, opina Larissa.

Ainda de acordo com a parlamentar, a Uern avançou no tema. Ela destaca que a autonomia financeira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte está inserida em duas Leis estaduais: o Plano Plurianual, de 2016 a 2019, e Plano Estadual de Educação, de 2015 a 2025.

Participaram da reunião os deputados Fernando Mineiro (PT), Larissa Rosado (PSB) e Souza Neto (PHS), que integram a Frente em Defesa da Uern, e os deputados Getúlio Rêgo (DEM) e Raimundo Fernandes (PSDB).