quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesDeputado federal Arthur Lira vai responder por corrupção passiva

Deputado federal Arthur Lira vai responder por corrupção passiva

Primeira Turma do STF recebeu, por unanimidade, denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o parlamentar

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu, parcialmente, nesta terça-feira (8), a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado federal Arthur Lira (PP/AL) pelo crime de corrupção passiva. O parlamentar é acusado de aceitar propina de R$ 106 mil ofertada pelo então presidente da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), Francisco Colombo. Ao analisar a denúncia no Inquérito 3.515, o colegiado rejeitou a acusação de lavagem de dinheiro. O relator do caso, ministro Marco Aurélio, destacou que a peça de acusação revela materialidade criminosa e indícios de autoria. Segundo ele, há descrição do cometimento, em tese, de fato criminoso. O voto foi seguido pelos demais ministros presentes à sessão.

Em sustentação oral, o subprocurador-geral da República Paulo Gonet Branco afirmou que a denúncia não se baseia apenas em relatos de colaboradores premiados, mas reúne documentos que dão suporte à acusação, como registros telefônicos, mensagens e depoimentos de pessoas próximas.

“A denúncia é pródiga em pormenores e descreve bem corruptor e corrompido, quando, onde, para quê cada ato foi executado, e agrega circunstâncias que apoiam o relato do Ministério Público”, assinalou.

Entenda o caso – Arthur Lira foi denunciado em março do ano passado, no âmbito da Operação Lava Jato, em razão de ter recebido, na condição de deputado federal e líder do partido Progressistas na Câmara dos Deputados, vantagem indevida no valor de R$ 106 mil. A propina foi paga por Francisco Carlos Caballero Colombo, com a finalidade garantir o apoio do denunciado para se manter na presidência da CBTU.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -

Notícias Recentes