Demanda por sangue no Hemocentro aumenta no período junino
O período mais festivo em Mossoró e muitas cidades do Estado também é um dos que registra o aumento na demanda por sangue no Hemocentro da cidade por causa de acidentes, conforme explica a assistente social Denise Morais. Ela conta que a unidade enfrenta problemas para suprir os estoques de sangue, sobretudo do tipo O-, e que, nesta época de festas, as doações costumam cair.
“Fazemos um apelo para que as pessoas venham ao Hemocentro doar sangue também nesta época de festas, pois a demanda aumenta. Todos os dias, pessoas de Mossoró e região precisam receber sangue por causa de acidentes de trânsito ou tentativas de assassinato, por exemplo, além dos pacientes em tratamento contra alguns tipos de câncer”, disse a assistente social.
Denise Morais informa que todos os tipos sanguíneos são necessários. Porém, devido à necessidade mais acentuada, muitas vezes, a equipe do Hemocentro têm de ligar para doadores com tipo O- porque falta este tipo de sangue, que só é encontrado em 8% da população brasileira.
Falta de servidores dificulta atuação da Unidade Móvel do Hemocentro
Questionada sobre a possibilidade de formação de parcerias para a realização de mutirões de doação de sangue em escolas, universidades, empresas e órgãos públicos, a assistente social conta que o Hemocentro está com dificuldades de enviar a unidade móvel aos locais solicitados por causa da falta de profissionais no órgão.
“Estamos com deficiências no quadro de servidores porque muitos estão de licença médica. Outros devem se aposentar em breve. Por isso pedimos que, se as pessoas fizerem estes mutirões, que venham fazer as doações aqui no Hemocentro”, afirma.
O Hemocentro de Mossoró funciona ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e recebe doações de segunda-feira a sábado. Para doar, é preciso atender a requisitos como, ser maior de 18 anos, pesar mais de 50kg, estar saudável, não estar em jejum e não ter ingerido bebida alcóolica nas 12 horas antes da doação.
Menores de idade a partir de 16 anos podem doar, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis. Além de doações de sangue, o Hemocentro de Mossoró realiza também o cadastro de doadores de medula óssea, usada para a cura da leucemia.