Delegacia da Mulher

A delegada Cristiane Magalhães sofreu críticas tão duras quanto injustas nas redes sociais, com repercussão até no jornal Extra, do Rio, por causa de uma placa que havia na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Mossoró, com o seguinte aviso:
“Informamos que não é permitido entrar na Delegacia da Mulher – trajando bermuda, short ou saia curta, camisa regata, blusa decotada, sem camisa; com crianças, exceto se estiver amamentando; com uso de capacete; fumando”.

Não me importa o mérito da placa, embora deva registrar que as vedações a roupas curtas e ao tabagismo são comuns a todas as repartições públicas e a primeira, logicamente, não se aplicava a mulheres necessitadas de socorro urgente.

A proibição do uso de capacete no interior do prédio era questão de segurança para policiais, vítimas, acusados, testemunhas, advogados.

Por fim, delegacia não é lugar de criança, a não ser em circunstâncias excepcionalíssimas, pois a exposição a situações de violência e a depoimentos chocantes pode acarretar danos psicológicos irreparáveis ao indivíduo em formação.

Isso, contudo, não vem ao caso. A divergência é salutar e engrandece a cidadania. O debate só não pode perder de vista nem obscurecer o competente trabalho da equipe da Deom.

Cristiane Magalhães, alvo principal da indignação das feministas, é um dos melhores quadros da polícia do RN, além de respeitada professora de direito penal. Sua atuação, com estratégias que associam prática e conhecimento científico, é um divisor de águas na proteção à mulher e no combate à criminalidade.

Merece respeito.

Diário
O Programa do Falcão, da TV Diário, terá como convidado especial no próximo dia 27, às 22h30, o cantor e compositor mossoroense Carlos André, segundo informa o grande Herbert Mota.

Desabafo
“Estou cada vez mais convencido de que o mal está em que todo o grupo próximo a mim fala […] As dez pessoas mais próximas são as que mais fazem confusão, porque são essas fofocas que saem no jornal […] Os inimigos dão menos trabalho” – FHC, em Diários da Presidência, obra que será lançada dia 29.

Homenagem
A jornalista Ana Ruth Dantas informa que o ministro Marcelo Navarro, do STJ, será homenageado em Natal pela Procuradoria da República. O evento está previsto para o dia 26, às 10h, no auditório da Justiça Federal.

Campanha
Está mais do que na hora de município e Estado tomarem providências para evitar colapso no abastecimento hídrico de Mossoró, a começar por campanhas de conscientização sobre o uso responsável da água que nos resta.

Mortes
A polícia do Rio de Janeiro matou 18% mais que em 2015, de acordo com números do Instituto de Segurança Pública (ISP). Quem se atreve a levantar os dados do Rio Grande do Norte?

Atividade
A Secretaria de Esporte e Lazer da prefeitura de Mossoró anuncia aulas gratuitas de zumba e jump, de domingo a sexta-feira, na Praça de Eventos da avenida Rio Branco. Só não diz o horário.

Agenda aí
Prepara o bolso! A consultoria Safira Energia, referência nacional no setor elétrico, sinaliza para um aumento de até 15% na conta de luz, no próximo ano. Como sempre, a culpa é do El Niño e o pato quem paga é o consumidor.