sábado, 31 de janeiro de 2026
InícioDestaquesDéficit de funcionários prejudica emissão de carteiras de trabalho em Mossoró

Déficit de funcionários prejudica emissão de carteiras de trabalho em Mossoró

Usuários que necessitam da carteira de trabalho reclamam da demora na emissão do documento. Devido à pouca quantidade de profissionais na Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Mossoró, são liberadas apenas 30 fichas de atendimento para o documento por dia, número insuficiente para atender à demanda da cidade e outros municípios região Oeste do Rio Grande do Norte e ainda de algumas cidades da Paraíba e de Pernambuco, o que gera filas de espera de mais de um mês.

“Há dois meses venho tentando agendar a emissão da carteira de trabalho, mas, sempre que entro no site, as vagas estão esgotadas ou não há datas liberadas. Já passei madrugadas tentando marcar o dia de atendimento, mas não consegui”, disse a consultora de vendas Rita Cássia.

A emissão da certeira só é realizada após agendamento, feito através do site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ou por meio do telefone 158. Na Gerência de Mossoró, apenas dois funcionários fazem o serviço de emissão do documento e o atendimento ao público só é realizado pela manhã, pois, devido à insuficiência de servidores, a tarde é reservada para a confecção das carteiras.

O servidor do MTE, Francisco dos Santos Costa explica que o sistema de marcação de atendimentos abre às 6h e que as vagas esgotam rapidamente. Ele orienta as pessoas que não têm acesso à internet a realizarem o agendamento através do telefone 158.

“Nós nos esforçamos para fazer o melhor atendimento. Mesmo nos casos que as pessoas precisam do documento com urgência, elas devem fazer o agendamento e, se não for possível esperar o prazo, nos procurar para buscarmos uma saída. Geralmente, conseguimos resolver 90% dos casos de urgências, mas precisamos de mais servidores”, disse.

Francisco dos Santos conta que a demanda na gerência diminuiu um pouco com os atendimentos para a carteira de trabalho sendo realizados também em Apodi, mas, ainda assim, os documentos são confeccionados em Mossoró, o que gera maior demanda de trabalho aos poucos funcionários do órgão no município.

Para emitir a carteira de trabalho, é preciso apresentar os originais de RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de endereço com CEP válido. Para tirar a segunda via do documento, é preciso entregar também o Boletim de Ocorrência de perda e ainda o número da carteira antiga.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -

Notícias Recentes