Defensoria Pública do RN quer solução para pronto socorro pediátrico do Hospital Tarcísio Maia
O Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia, em Mossoró, foi alvo de uma inspeção por parte da Defensoria Pública do Rio Grande do Norte. A vistoria, realizada nesta segunda-feira (03), aconteceu por causa da paralisação dos serviços no pronto atendimento pediátrico da unidade.
A visita foi realizada pelas defensoras públicas do Núcleo Civil instalado na cidade e acontece após denúncias de que o pronto atendimento pediátrico do hospital havia suspendido os serviços por falta de profissionais no quadro. O diretor da unidade estava ausente no momento da inspeção e as defensoras foram recebidas pela diretora administrativa, Lúcia Bessa.
“Fomos informadas que o Secretário de Saúde do Estado havia entrado em contato com o hospital orientando para que fosse feito um orçamento com uma cooperativa para fornecer os médicos pediatras necessários para retomar o atendimento”, explica a defensora pública Jarina Araújo.
Com a informação, a Defensoria Pública deverá realizar ainda nos próximos dias outras inspeções para verificar se o problema foi solucionado e, se for o caso, avaliar uma judicialização da questão.
Ainda na segunda-feira a Sesap emitiu nota afirmando que não fechará o atendimento de pronto socorro-pediátrico do hospital.
“A Secretaria de Estado da Saúde Pública informa que não vai fechar o atendimento no pronto socorro pediátrico do Hospital Regional Tarcisio Maia (HRTM), em Mossoró. A paralisação do serviço, no momento, ocorreu devido a aposentadorias, exonerações e mortes de profissionais.
Para solucionar o problema, a Sesap abriu processo de contratação de profissionais via pessoa jurídica, que será concluído em poucos dias. Apesar desta atividade não ser obrigação do Estado, o governador determinou que o serviço não seja descontinuado e garantiu o recurso financeiro para a contratação”.