Defensoria atinge 54% de resolução extrajudicial com o SUS Mediado
A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE-RN) atingiu, em 2015, o índice de 54% de demandas do programa “O SUS Mediado” resolvidas extrajudicialmente, em Natal. O projeto, que é realizado sempre às terças-feiras, no Núcleo do Primeiro Atendimento Cível da capital, conta ainda com a participação da Procuradoria do Estado, Defensoria Pública da União (DPU), das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, além da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat).
Ao todo, foram realizados 1.389 atendimentos de Saúde em 2015. Destes, 715 eram demandas próprias da DPE-RN, 459 foram encaminhadas para a Defensoria da União e outros 215 atendimentos não geraram demandas, caracterizando apenas orientações realizadas pelos atendentes do programa.
De acordo com a defensora pública Fabrícia Gomes Gaudêncio, coordenadora do SUS Mediado em Natal, dos 715 atendimentos que geraram demandas para a DPE-RN, 410 foram solucionados de forma extrajudicial, dando mais celeridade ao atendimento das necessidades dos assistidos, e 305 acabaram gerando ações judiciais.
Os números de 2015 apresentam um crescimento em relação ao ano anterior, quando a Defensoria conseguiu um índice de 43% de resolubilidade das demandas atendidas. Para isso, a coordenação do programa realizou uma série de reuniões com técnicos e gestores que atuam no SUS Mediado, com o objetivo de promover o aperfeiçoamento do projeto.