Curso de Medicina da Uern tem nota acima da média nacional em exame

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN) recebeu a informação referente a mais um resultado de avaliação positiva.

Estudantes do curso de Medicina tiveram desempenho superior à média nacional na primeira edição da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (ANASEM).

A avaliação foi encaminhada em 2016 e apontou que 94,5% dos estudantes obtiveram proficiência adequada, com a média de 100,4 (acima da média nacional, que é de 100,0).

Participaram da avaliação, 66 estudantes do segundo ano do curso. O resultado da ANASEM foi recebido com alegria pelos docentes do curso.

De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), a ANASEM conseguiu mobilizar todas as escolas brasileiras de educação médica e seus resultados envolvem a avaliação de 91% dessas instituições, totalizando 233 cursos e 22.086 estudantes matriculados no segundo ano.

Baseada na teoria da resposta ao item (TRI), a ANASEM envolveu as áreas que compõem o processo de formação do estudante ao longo do curso de graduação em Medicina.

As medidas de proficiência são construídas a partir de conjuntos de habilidades, correspondentes às etapas intermediárias do perfil profissional, que permitem avaliar o valor agregado ao longo da formação de cada estudante de maneira seriada.

Instituída pela Portaria MEC nº 982, de 25 de agosto de 2016, a ANASEM tem como objetivo avaliar os estudantes de graduação em Medicina, do segundo, quarto e sexto anos, por meio de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.

A segunda edição da ANASEM acontecerá no dia 18 de outubro deste ano e será aplicada para os estudantes matriculados no segundo ano dos cursos de Medicina.