Crise reduz venda de carros usados em até 50%

Donos de lojas de carros usados relatam queda nas vendas no setor no ano passado em relação ao ano de 2014. Muitos empresários afirmam acumular queda de 50% nas vendas no período devido à diminuição na procura pelos clientes, motivada pela crise econômica e pelo aumento nos juros do financiamento. Eles afirmam ainda que os impactos são maiores para donos de pequenas lojas, com menos opções de veículos à disposição.

“Donos de lojas maiores, com mais opções de veículos e um estoque grande, sentiram menos a queda nas vendas e muitos tem até vendido mais porque, muitas vezes, as pessoas vêm em busca de um carro específico que lojas menores podem não ter, por exemplo”, explica o gerente de uma loja de carros, Alisson James.

Além do desaquecimento da economia, que faz com que compradores estejam mais receosos na hora de comprar ou trocar o carro, os empresários reclama que os altos juros do financiamento, elevados pelo Banco Central (BC), também dificultam as vendas.

“O banco central elevou os juros, aí subiu tudo. Muitas vezes o cliente vem, faz a simulação de financiamento e desiste, resolve não trocar o carro por mais um ano, por exemplo. Assim, as vendas caíram muito, mais de 50%”, disse o empresário Luís Oliveira.

A queda nas vendas de automóveis usados em Mossoró vai contra dados divulgados pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) no final de 2015, de que compra de carros “seminovos” cresceu 4,5% no ano passado. Por outro lado, a federação informou que a vendas de carros novos caíram 21,73% na comparação com o ano de 2014.

O gerente conta ainda que, para atrair os clientes, as lojas recorrem a promoções como brindes, pagamento da transferência e tanque cheio, mas, ainda assim, o aumento nas vendas com essas estratégias não compensa a desaceleração vivenciada pelo setor no último ano. Alisson James afirma que a faixa de preços mais procurada pelos clientes é de R$ 13 mil a R$ 25 mil e que é preciso possuir várias marcas para escolha.

 

Lojas com mais opções de veículos têm se saído melhor

Enquanto lojas de menor porte reclamam de diminuição nas vendas, o empresário José Domingues de Castro declara que, mesmo em tempos de desaceleração da economia, a média de veículos vendidos na loja tem se mantido em alta no último ano, ritmo que só não está mais acelerado por causa dos juros do financiamento dos veículos.

“Estamos no ramo há três anos e as vendas têm crescido. Apostamos na variedade e estoque maior para atender os clientes que gostam de diferentes marcas e com variado poder aquisitivo. Se os juros não estivessem tão altos, as vendas estariam ainda melhores, pois hoje, se você financia um carro, acaba pagando quase por dois”, declara

Domingues de Castro afirma que outras estratégias para manter as vendas são o bom atendimento e vantagens como serviços de reparos não cobertos por outras lojas, que fazem com que clientes retornem para a loja no momento de trocar novamente o veículo e ainda indiquem para amigos e familiares.

“Temos uma oficina contratada para realizar serviços para nós tanto nos carros que chegam quanto nos veículos dos clientes, ainda que o problema não seja em partes cobertas como o motor ou caixa de marcha. Tudo isso ajuda a cativar os clientes”, disse.