terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesCresce lista de políticos do RN que serão investigados pela operação Lava...

Cresce lista de políticos do RN que serão investigados pela operação Lava Jato

Foi liberada na tarde desta terça-feira uma nova lista com políticos do Rio Grande do Norte que serão investigados pela Operação Lava Jato.

A lista que já contava com os nomes dos senadores Garibaldi Filho, José Agripino Maia e do deputado federal Felipe Maia, passa a contar com os nomes do governador Robinson Faria e da ex-governadora Rosalba Ciarlini.

A decisão de ampliar a lista de investigação no Supremo Tribunal Federal (STF) foi tomada pelo relator da operação, o ministro Edson Fachin, após avaliar a delação premiada da Odebrecht.

O governador Robinson Faria, a ex-governadora Rosalba Ciarlini, e o deputado federal Fábio Faria, terão inquéritos abertos para apurar corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Já os senadores Garibaldi Filho e José Agripino, serão investigados por crime de falsidade ideológica eleitoral.

DIMENSÂO – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin autorizou a abertura de 76 inquéritos para investigar políticos com foro privilegiado citados em depoimentos de delação premiada de ex-diretores da empreiteira Odebrecht.

Fachin também determinou que 201 pedidos de investigação que envolvem pessoas que não tem foro privilegiado fossem remetidos para a primeira instância da Justiça. Os locais ainda não foram divulgados. Sete pedidos de investigação foram arquivados.

A decisão do ministro foi assinada no dia 4 abril e estava prevista para ser divulgada após o feriado de Páscoa. No entanto, a divulgação foi antecipada para hoje depois de publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, que tive acesso à integra das decisões.

As delações da Odebrecht foram homologadas em janeiro pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, após a morte do relator, Teori Zavascki, em acidente aéreo. Foram colhidos pela Procuradoria-Geral da República (PGR) 950 depoimentos de 77 delatores ligados à empreiteira.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -

Notícias Recentes