Cosern retira 26 mil metros de cabos irregulares em postes de Natal

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) deu início ao segundo ciclo do programa de fiscalização do uso compartilhado dos postes da Companhia, em Natal. Nesta etapa, foram fiscalizados 112 quilômetros de cabos e retirados 26 quilômetros de fios em situação irregular dos postes da capital potiguar.

Em setembro de 2016, a Cosern enviou um comunicado às empresas que fazem uso compartilhado dos seus postes para informar sobre o inicio da fiscalização e sobre a retirada imediata dos cabos que apresentavam risco iminente à segurança da população ou que estavam instalados à revelia da Distribuidora.

Recentemente, depois de esgotado o prazo dado pela Cosern para regularização das demais inconformidades notificadas às essas empresas (150 dias), foi dado início o trabalho de adequação aos padrões exigidos na resolução conjunta da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

De acordo com a Cosern, a ação iniciada em setembro de 2016 e realizada em 65 ruas e avenidas da capital potiguar tem por objetivos:

  • Aumentar o nível de segurança da rede elétrica;
  • Evitar algum tipo de risco à segurança da população;
  • Prevenir danos às estruturas e ao sistema elétrico;
  • Reforçar a confiança dos consumidores;
  • Diminuir a poluição visual provocada pelo desordenamento dos fios das redes de telefonia e telecomunicações; e
  • Combater a prática de ligações clandestinas de energia.

unnamed (14)