Cosern investe R$ 5,2 milhões em ações preventivas para o período do Carnaval

A Cosern recebeu a imprensa na manhã desta quarta-feira (22), no Edifício-Sede, em Natal, para apresentar os detalhes da Operação Carnaval 2017. Estiveram presentes na entrevista coletiva o Superintendente de Serviços Técnicos, Dário Vale, o Superintendente de Relacionamento com Clientes, Walmary Nunes, o Gerente de Planejamento e Operações do Sistema, Antônio Carlos Queiroz, e a Gerente de Comunicação Institucional, Karine Severo.

Na ocasião, Dário Vale explicou que a Operação Carnaval 2017 começou a ser planejada há seis meses e que foram investidos R$ 5,2 milhões na ação. “O montante incluiu manutenção preventiva da rede elétrica, ampliação da estrutura de atendimento emergencial em todo estado, reforço das equipes de plantão durante o período festivo e campanha publicitária para reforçar junto à sociedade e os foliões os cuidados com a segurança” ressaltou Dário Vale.

Em cidades-pólo de tradição carnavalesca, a Cosern intensificou as ações, realizou inspeções minuciosas e fez as adaptações necessárias para que os eventos e os foliões participem da festa com segurança.

De acordo com Antônio Carlos Queiroz, gerente de planejamento e operações da Cosern, as equipes de manutenção foram reforçadas e estarão disponíveis 24 horas por dia, junto com engenheiros e técnicos, monitorando o sistema elétrico a partir do Centro de Operações Integradas (COI), que funciona ininterruptamente durante todo o ano no Edifício-Sede, em Natal, e está sempre pronto para atender às solicitações dos consumidores, caso necessário.

– As principais ações realizadas pela Cosern incluem:

  • 15 equipes de plantão específicas para atendimento ao evento;
  • Uso de duas subestações móveis (Natal e Mossoró) para atender emergências;
  • Inspeções visuais e termográficas em mais de 2.300 km de rede elétrica e em 15 subestações;
  • Poda de 6 000 (seis mil) árvores próximas à rede elétrica;
  • Instalação de bandeirolas de sinalização para reforçar a segurança dos foliões e servir de orientação para os trios elétricos;
  • Substituição de 225 postes;
  • Substituição de rede isolada; e
  • Substituição de isoladores e instalação de religadores telecomandados na rede elétrica em áreas de grande concentração de populares.