sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioDestaquesCosern deve restabelecer energia de casa com poço que abastece comunidade rural...

Cosern deve restabelecer energia de casa com poço que abastece comunidade rural no Agreste Potiguar

A Vara Única da Comarca de Santo Antônio determinou que a Companhia Energética do RN (Cosern) restabeleça, com urgência, o fornecimento de energia elétrica de imóvel com poço tubular localizado na comunidade de Riacho dos Custódios, zona rural do Município de Serrinha, no Agreste Potiguar. A decisão liminar é da juíza Ana Maria Marinho de Brito.

 

O pedido foi feito pelo Município de Serrinha, que argumentou a essencialidade do serviço. O poço, segundo a petição inicial, opera com sistema de dessalinização e fonte de água para os moradores da localidade. A Cosern, por sua vez, alegou a existência de débitos por parte do município, o que teria motivado a suspensão do serviço.

 

 

No entanto, ao analisar o caso, a magistrada entendeu que, mesmo diante da dívida, não é permitido interromper serviços considerados essenciais. “Entendo que a negativa de ligação de energia em prédio público destinado à prestação de serviços de assistência social e atendimento à população configura violação ao princípio da continuidade dos serviços públicos essenciais”, destacou a juíza na decisão.

 

A magistrada também apontou a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que reforça que o interesse público envolvido nas atividades feitas no prédio público deve vir antes do direito da empresa de cortar ou negar o fornecimento de energia por falta de pagamento, protegendo a população e garantindo a continuidade dos serviços prestados pelo órgão público.

 

“É evidente que o fornecimento do serviço solicitado é essencial, sendo que a espera indefinida para a ativação da energia elétrica potencializa diversos prejuízos à coletividade, na medida em que o poço é responsável pelo fornecimento de água doce para várias famílias da zona rural do município”, ressaltou a juíza da Vara Única da Comarca de Santo Antônio.

 

Com decisão, a Cosern deve religar a energia no imóvel, sob pena de multa diária de R$ 200,00, limitada a R$ 5 mil, em caso de descumprimento. A determinação ainda prevê a realização de audiência de conciliação entre as instituições e autoriza a participação por videoconferência, a fim de facilitar o andamento do processo.
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes