Contramão?

O  prefeito interino de Macau anunciou um “rosário” de medidas de austeridade com o objetivo de colocar ordem na bagunçada “casa” de Macau. O pacote de medidas alimenta insatisfações, mas dará um novo rumo à prefeitura local que há anos é conhecida como “Casa da Mãe Joana”. Uma decisão adotada pelo prefeito interino de Macau chamou a atenção. Einstein recebeu de “presente”, junto com a interinidade, a aprovação do projeto de antecipação dos royalties do Petróleo e resolveu revogar a “regalia”. O prefeito considerou que a antecipação contraria o interesse público. Além de Macau, Felipe Guerra também voltou atrás. Em Mossoró, a antecipação dos royalties continua em pauta. Quem está indo na contramão?

Bom senso
Se em Macau o momento é de austeridade e corte de gastos, em Guamaré o prefeito aproveita o período do Natal para investir boas cifras num festejo que sem maiores dúvidas acabará com o problema de falta d’água no município. O que um fato tem a ver com o outro? É preciso bom senso para poder entender.

Falta de respeito
Num momento de crise econômica generalizada e de seca que se agrava a cada dia, direcionar recursos para a realização de festas é um verdadeiro tapa na cara da sociedade. Pior mesmo é o fato da população aceitar este tipo de falta de respeito passivamente. Os recursos públicos precisam ser aplicados para resolver os problemas da população.

Mais um
O município de Equador, na seridoense, passa a ser a 18ª cidade do Rio Grande do Norte a ter seu sistema de abastecimento de água em situação de colapso. O açude Mamão, que era o manancial que atendia à população, não tem mais reserva para o bombeamento, restando agora a execução de planos emergenciais de socorro aos habitantes da cidade.

Mapa
Das 18 cidades em colapso, oito estão no Seridó e dez no Alto Oeste. Outras 73 cidades estão sendo abastecidas em sistema de rodízio, com manejos feitos de acordo com as peculiaridades de cada localidade. A maior parte desses municípios – 25 – está no Alto Oeste. As outras estão localizadas nas regiões Oeste (13), Agreste (11), Central (12) e Seridó (13).

Presença
A colunista Marilene Paiva encaminha os últimos preparativos para o lançamento da 47ª Edição da revista Presença que ocorrerá às 19h30 do próximo dia 16 nos salões do Requinte Buffet. A última edição do ano mostra o Circuito das Praias e a Rota das Falésias.

Livro
Na segunda-feira, a Cosern e o Canal Futura vão lançar o livro “Educação com energia” em Natal. O lançamento faz parte do evento de culminância do projeto de mesmo nome, que envolveu mais de 200 professores potiguares e utiliza a metodologia “Energia que Transforma”, desenvolvida pelo Canal Futura e Fundação Roberto Marinho.