domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioBrasilConsumir pão de forma pode dar positivo em teste do bafômetro

Consumir pão de forma pode dar positivo em teste do bafômetro

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran) realizou um experimento no qual duas pessoas foram submetidas ao teste do bafômetro após consumirem pão de forma. Na primeira avaliação, uma mulher ingeriu duas fatias do pão Visconti e foi constatado que o consumo de pelo menos duas fatias poderia resultar em um teste positivo para embriaguez. Já na segunda análise, um homem comeu apenas uma fatia de outra marca, a Pullman, e o resultado foi negativo.

 

No primeiro teste, o aparelho do Detran registrou 0,12 miligramas por litro de ar expirado (mg/litro de ar). Segundo a examinadora, a margem de erro do teste é de até 0,04 mg/litro de ar. Posteriormente, quando o homem consumiu outra marca de pão de forma e fez o teste do bafômetro, o resultado foi 0,0 mg/litro de ar.

 

Os profissionais do Detran alertam os motoristas sobre a importância de se atentar aos alimentos consumidos antes de dirigir. A motivação para abordar esse tema veio de um estudo da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste).

 

No estudo da Proteste, foi observado que algumas marcas do produto apresentam alto teor alcoólico, utilizado durante a fabricação para conservação. O processo digestivo do pão pode resultar na detecção desse álcool em testes de embriaguez.

 

Uma das marcas analisadas apresentou índices entre 1,17% e 0,66%. A instituição emitiu um alerta especial para gestantes e crianças. A Proteste avaliou 10 marcas, sendo que seis delas poderiam ser consideradas alcoólicas por terem teor superior a 0,5%. As penalidades por embriaguez ao volante partem de R$ 2.934,70 e podem resultar em crime de trânsito e suspensão da carteira de motorista, dependendo do teor alcoólico detectado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes