Conferência reunirá representantes dos diversos setores para discutir alternativas para a questão do saneamento básico

NATAL – Identificar problemas e buscar encaminhamentos e alternativas para a questão do saneamento em Natal. Esse é o objetivo geral da VII Conferência Municipal de Saneamento Básico, que será realizada de 21 a 23 deste mês, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. O tema escolhido pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal (Arsban) foi “Desafios da Implementação dos Instrumentos de Gestão”.

A conferência reunirá 200 participantes, sendo que 160 deles foram eleitos em Pré-Conferências realizadas nas quatro regiões administrativas de Natal. As outras vagas serão ocupadas por representantes da sociedade civil organizada, órgãos públicos federais, estaduais e municipais, prestadores de serviços de saneamento e órgãos de classe.

De acordo com o diretor-superintendente da Arsban, Cláudio Porpino, a conferência deverá formar um quadro diagnóstico da situação do saneamento básico em Natal, reunir críticas e sugestões sobre a temática, contribuir para encaminhamentos satisfatórios relativos às alternativas para o saneamento da capital e sinalizar diretrizes e metas voltadas à construção e aprimoramento de políticas públicas para o setor.

O diretor do Departamento Técnico, Fábio Góis, explica que a partir do tema central, serão formadas mesas distintas para debates aprofundando os temas: Plano Municipal de Saneamento Básico, Controle Social e Educação Sanitária e a Regulação na Prestação dos Serviços de Saneamento. Este último ponto de discussão ainda terá discussões em outros subtemas: Abastecimento de Água Potável, Esgotamento Sanitário, Drenagem Pluvial e Limpeza Urbana/Manejo de Resíduos.

A conferência contará com palestras e mesas de especialistas locais e nacionais. O professor Cícero Onofre, engenheiro sanitarista estará no evento de abertura. Além dele, a professora Ruth Ataíde e consultores do Ministério das Cidades confirmaram presença. As palestras e debates serão coordenadas por Albert Josuá Neto, coordenador do Plano Municipal de Saneamento e pelo diretor técnico Fábio Góis. A associação dos Usuários também estará no encontro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *