Conceição e os Medeiros ausentes
Ela foi promotora de Justiça em Mossoró, mas hoje está aposentada. Refiro-me a Conceição Medeiros, outrora aluna do Colégio Sagrado Coração de Maria, de origem genuinamente mossoroense e que decidiu resgatar (como de fato o fez) toda a sua descendência. Num livro muito do bem elaborado ela realça anotações genealógicas desta família mossoroense de sobrenome Medeiros. Certamente que este foi um trabalho de pesquisa que lhe tomou bastante tempo, mas foi compensador. Conceição fez com os Medeiros aquilo que Lauro da Escóssia um dia fez com os Camboas, também de origens mossoroenses. Quero parabenizar Conceição e ao dizer que seu trabalho ficou muito do bem elaborado ele também dá uma outra contribuição fenomenal para historiar os primórdios mossoroenses.
HOSPITAL
Segundo me dizem, o Hospital Regional Tarcísio Maia está uma “fartura”: “farta” pediatra, neurologista, ortopedista e otorinolaringologista nas escalas de plantão. E para se somar a isso os aparelhos de ultrassonografia e de tomografia estão sem funcionar. É o caos.
MOTORISTA
Despertou a atenção a atitude de um motorista de uma empresa de ônibus de passageiros que interliga Mossoró a Fortaleza. Ele embarcou, deu bom-dia aos passageiros, colocou-se à disposição, disse qual o tempo da viagem de Mossoró a Fortaleza e anunciou que no percurso haveria uma parada em Aracati. Elogia-se a esse motorista, pois esse não é um comportamento usual nesses ônibus.
ALDO FERNANDES
Cogitado para ser o candidato a vice-prefeito de Mossoró numa hipotética chapa com Rosalba Ciarlini para prefeita em 2016, Aldo Fernandes, atual presidente da OAB de Mossoró, não se pode dizer que é um neófito em política partidária. Ele já coordenou a campanha de Henrique Alves para governador aqui em Mossoró no ano de 2014.
TIBAU
Fiquem de antenas ligadas para tudo aquilo que vai acontecer em Tibau no veraneio que se avizinha. Aquela cidade-praia sempre foi o cenário ideal para “costuras” políticas que têm alguma influência nas disputas eleitorais mossoroenses. Aguardemos o que virá de lá.
MUDO
Pelo menos para os mossoroenses o governador Robinson Faria na última vez em que aqui esteve ficou sendo conhecido como “o mudo”. Ele veio inaugurar um viaduto do Complexo Viário da Abolição no dia 13 de dezembro deste ano e ali não deu uma palavra. Estava presente também ao encerramento da festa de Santa Luzia e se comportou da mesma forma: calado.
LAMENTAÇÕES
Mossoró tem também o seu “muro das lamentações”. E este é o Palácio da Resistência. São as mais diferentes categorias de servidores que escolheram a calçada da sede do governo municipal para expressar sua indignação pelo atraso dos seus salários. A toda hora tem gente se lamentando por lá.
DONA WILMA
Eu escutei falar que a permanência de dona Wilma de Faria à frente do PSB potiguar é só uma questão de dias. De poucos dias. Logo que ela retorne do tratamento médico, a que está se submetendo em São Paulo, ela deverá passar o posto a um outro nome. Aguardemos.
JARDA
A nutricionista Jarda Jacinta, a esposa de J. Belmont, abriu um restaurante de comidas naturais na rua João da Escóssia. Nesses primeiros dias de funcionamento vem conseguindo reunir uma grande clientela. No cardápio só produtos de primeira qualidade.
DESCUIDO
Convenhamos que a gestão pública mossoroense anda muito da descuidada com alguns equipamentos da cidade (senão todos). Recebo uma indicação de que na rua Rui Barbosa cruzamento com a Lopes Trovão, quase defronte à secretaria municipal, há uma boca de lobo que faz anos que não sabe o que é uma manutenção. Feito o registro.
JÁ TEVE
Nossa cidade “já teve” agências bancárias genuinamente mossoroenses. Tinha a Cooperativa de “seu” Honório; tinha o Banco Mossoró e tinha a Casa Bancária (depois Banco) S. Gurgel. Não sobrou nenhum deles para contar a história.
ÓLEOS
Mossoró também contou em priscas eras com duas fábricas que produziam óleos comestíveis, ambos originários daqui. Era a época do Óleo Tibiriçá e também do Óleo Pleno. Hoje só existem as lembranças deles.
CLIMA
A previsão da meteorologia de que teremos chuvas pelo restante desta semana não amenizará o calor reinante em Mossoró. Ainda se prognostica que alcançaremos uma temperatura máxima em torno dos 35 graus. É a mistura do calor e chuva.