Competição oficial

Campina Grande, capital paraibana do forró e terra dos Tropeiros da Borborema, sedia o último evento oficial da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) deste ano. As provas começaram na quinta-feira (26), com um novo recorde de inscrições, são mais de 900 senhas (inscrições) computadas até o momento. O 13º Potro do Futuro de Vaquejada, o Campeonato Nacional ABQM de Vaquejada e a Copa Nordeste de Três Tambores ocorrem até hoje, no Parque Haras Ivandro Cunha Lima. “A expectativa é que encerremos a distribuição de senhas com mais de mil conjuntos inscritos”, ressaltou o coordenador de Esportes da ABQM, Henrique Campana.

Região Sudeste tem o maior número de equinos no Brasil
O mercado de cavalos cresce a cada ano e muitos criadores e amantes tem realizado altos investimentos em diversos segmentos de atuação destes animais como: esporte, entretenimento e até como opção para ter mais saúde. Para se ter uma ideia, somente o setor de ração para equinos registrou crescimento de 5,9% comparado ao ano anterior, de acordo com os últimos dados divulgados em 2014 pelo Sindirações (Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal). O Brasil registrou, em 2013, cerca de 5,312 milhões de equinos (IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2014), sendo que 24,4% desta população está concentrada na região Sudeste. Entre os estados, o destaque vai para São Paulo que, com 363.380 cabeças, reúne a maioria das associações de criadores, indústrias de medicamentos veterinários, leilões e eventos equestres. A raça predominante é o Quarto de Milha, principalmente entre Bauru, Marília e Presidente Prudente.

ASSOVARN
A Associação dos Vaqueiros Amadores do Rio Grande do Norte (Assovarn) realizou no último fim de semana a eleição dos melhores parques de vaquejada da temporada 2016 do tradicional circuito deste esporte no Brasil. E quem ficou com o tão desejado título foi o Parque Afrísio Barros Silva, em Santo Antônio do Salto da Onça-RN, que foi palco da Tropa de Elite Portal Vaquejada 2015. Para quem faz acontecer os grandes encontros da vaqueirama, um dos mais desejados prêmios de vaquejada no país é a escolha do melhor parque da temporada no Rio Grande do Norte. O Parque Afrísio Barros Silva, comandado por Rodrigo e Afrísio Barbalho, é um verdadeiro exemplo de estrutura e organização para eventos grandiosos e já mostrava força na disputa por esse título, ao dar um verdadeiro show na realização da Tropa de Elite Portal Vaquejada 2015.

Leilão Aliança
Com 10 anos de idade recém-completos, o Quentão Zorrero acumula vitórias e uma história brilhante nas vaquejadas, que o credenciam como destaque no Leilão Aliança Portal de 2015, onde terá coberturas suas à disposição para venda, no dia 12 de dezembro, no Parque Arthur Filho, em Pilar-AL. Beleza e talento são quesitos importantíssimos quando se busca um Quarto de Milha para vaquejada. Assim sendo, dá-se a certeza de um bom negócio a aquisição de coberturas da linhagem do Quentão Zorrero, que tem seu nome escrito na história do esporte com inúmeras vitórias e belíssimas apresentações. O tordilho atrai o desejo de grandes amantes da raça Quarto de Milha e do esporte vaquejada, indo ao Leilão Aliança Portal com todo respeito e postura de um verdadeiro campeão.

Verso e Prosa
O mar de lama…
Rejeitos prejudicaram
Nossa bela natureza
Entrando no rio Doce
Prejudicando a represa
Morre peixe em todo canto
E agora o Espírito Santo
Mostra tudo com clareza

Toda a costa vem sofrendo
Não dá nem pra acreditar
Muitos peixes já morreram
Sem conseguirem nadar
E a população reclama
E agora é o mar de lama
Que chega dentro do mar

Após aquelas barragens
Romperem em Mariana
O sofrimento é constante
Chegando a cada semana
Não dá nem pra acreditar
A lama chega no mar
Situação desumana

A mídia mostra o retrato
Do povo desse lugar
Gente que perdeu de tudo
Sem poder recuperar
Algum ente que morreu
Tudo isso aconteceu
E a lama chega no mar