Como proceder ao sair de férias e deixar a casa segura e longe da ação de bandidos

As férias de final de ano estão chegando, com isso é hora de preparar o roteiro de viagem e pegar a estrada com a família.Porém para aproveitar e descansar com tranquilidade, não se deve esquecer de observar algumas dicas de segurança ao deixar sua residência fechada e sozinha, longe do alcance dos ladrões.

Para tanto, especialistas na segurança pública e pessoal dão dicas de como proteger sua casa durante a ausência da família. De acordo com o delegado Denys Carvalho da Ponte, titular da Delegacia Regional de Polícia Civil de Mossoró, alguns cuidados específicos deverão ser adotados para que a família ao regressar, não tenha uma surpresa desagradável. “Ao sair de viagem, evite deixar a casa sozinha, se isso não for possível, peça a um vizinho ou parente mais próximo para visitar diariamente o imóvel, recolher as correspondências e observar movimentos suspeitos de pessoas rondando o imóvel”, explicou o delegado.

Para Denys Carvalho, deve-se evitar também, deixar as luzes acesas durante o dia, pois isso é um sinal de ausência de moradores para os marginais. “Hoje existem aparelhos no mercado que possibilitam realizar uma programação para acender e apagar as luzes externas à noite e de dia, simultaneamente, são os chamados ‘Timer’s Digitais’ ou aparelhos de fotocélulas, que quem tiver condições de comprar, é recomendado”, disse.

O delegado alerta que também é interessante informar ao seu vizinho, parente ou amigo de confiança, sobre sua ausência e deixe um telefone de contato para casos de urgência. “Antes de viajar, verifique sempre se todas as porta e janelas estão devidamente trancadas.Se você mora em condomínio fechado ou edifício, nunca deixe as chaves na portaria”, acrescentou.

Já para quem mora em apartamento no térreo, o delegado chama a atenção com as janelas e as portas; uma boa opção pode ser os pinos de segurança. “Portas e janelas de trilho não são muito seguras; um improviso com um cabo de vassoura sobre o trilho pode resolver este problema”, concluiu.

Para quem vai pegar a estrada de carro especialistas recomendam revisão total

Nesse período de férias, muitas famílias resolvem pegar a estrada para aproveitar a folga. Porém, para que a diversão seja segura, alguns cuidados começam antes mesmo de arrumar as malas.

O mecânico Washington Tavares de Melo, dono de uma oficina de veículos, esclarece que precisa muita atenção com o carro e revisão completa. “Para o veículo ser revisado antes da viagem já que alguns itens são muito importantes e a eficiência deles pode fazer a diferença em um momento de necessidade no trânsito, principalmente pelo aumento no fluxo de veículos na rodovia”, disse o mecânico.

Para Washington, nessa época de final de ano, o fluxo de veículos aumenta nas rodovias, principalmente as que dão acesso ao litoral o que dificulta o trânsito e a atenção tem que ser redobrada.

“O motorista tem que ter o hábito conferir os recursos do carro constantemente. Alguns problemas só aparecem se a gente for conferir. Isso evita que contratempos aconteçam na viagem, além de evitar acidentes”, concluiu.

Algumas dicas de segurança

– Comunique sua ausência a um vizinho de confiança e telefone para ele durante a viagem para saber se está tudo bem;
– Nas ausências prolongadas peça a um parente para visitar a casa e assim demonstrar a presença de pessoas (abrindo janelas, regando jardins, entrando com carro na garagem);
– Não coloque cadeado para lado de fora, isso pode indicar que não há ninguém na casa
– Suspenda a entrega de jornais e peça para um vizinho recolher a correspondência;
– Apague as luzes, pois se elas tiverem acessas durante o dia apontarão a ausência de pessoas;
– Hoje existem aparelhos no mercado que possibilitam realizar uma programação para acender e apagar as luzes externas à noite e de dia, simultaneamente;
– Antes de viajar, verifique sempre se todas as portas e janelas estão devidamente trancadas.