terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesComitê de monitoramento se reúne e mantém reservatórios sob observação

Comitê de monitoramento se reúne e mantém reservatórios sob observação

ASSECOM/RN

O Governo do Estado coordenou, nesta quarta-feira (19), a reunião do Comitê Permanente de Acompanhamento e Monitoramento de Barragens, onde foram avaliadas as medidas adotadas pelo estado em parceria com municípios e com União, assim também como órgãos apresentaram as próximas ações que podem ser adotadas. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), o período chuvoso deve seguir até meados de maio no interior do estado, e até agosto no litoral.

O comitê, criado em 2019, avalia condições climáticas, fatores como índice pluviométrico, estrutura física das barragens e populações vizinhas para tentar se antecipar a supostos danos e prejuízos. Durante a reunião ficou constatado que nenhum dos grandes reservatórios apresenta grandes riscos, mas que é imprescindível manter a atenção do fim do período chamado de inverno. De acordo com Altair Rocha Filho, que coordenou a reunião pelo Gabinete Civil, as discussões foram bastante positivas. “É sempre importante compreender a situação dos reservatórios e tentar nos antecipar para garantir a segurança dessas estruturas”, ressaltou o coordenador.

Segundo Auricélio Costa, secretário adjunto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), grande parte das barragens foi construída pela própria secretaria, e que anualmente engenheiros são enviados para inspeção in loco e planejamento dos projetos de recuperação. “Nas grandes barragens não temos grandes riscos, apesar de termos alguns trabalhos a serem realizados. Tanto que temos barragens sangrando, vertendo água normalmente”, disse.

O coordenado da Defesa Civil do estado, Coronel Marcos Carvalho, avaliou a reunião como proveitosa, visto que o principal objetivo foi cumprido: manter a integração dos órgãos integrantes do comitê, fazendo uma avaliação de todas as medidas que o estado já adotou até agora e programando outras providências que deverão ser tomadas ao longo do inverno. “A intenção aqui é justamente analisar os produtos e ações que devem ser desenvolvidas para garantir a tranquilidade e a saúde da população”, informou.

A Defesa Civil está em monitoramento permanente de todos os aspectos ligados ao inverno no estado, como índices pluviométricos, áreas de risco, reservatórios, estradas, entre outros. Para isso conta com a ajuda de órgãos estaduais e comitês dos municípios.

Participaram ainda da reunião o secretário e os coordenadores da Semarh, Paulo Varela, Gustavo Medeiros e Carlos Nobre, respectivamente; Coronel Acioli Bento, sub-comandante geral do Corpo de Bombeiros; cel. Franklin Araújo, comandante operacional do Corpo de Bombeiros; tenente-coronel Francisco Oliveira Junior, comandante do Grupamento de Busca e Salvamento Aquático do CBMRN; Thiago de Souza, diretor de Operações e Manutenção da Companhia de Águas e Esgotos do RN  (Caern); Aline Rocha, sub-coordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde Pública; Luiz Eduardo Junior, pesquisador da Semarh; André Nunes, coordenador do Instituto de Gestão das Águas do RN; Gaspar Silva Pereira, secretário adjunto da Secretária Estadual de Infraestrutura (SIN) e Natércia Nunes, diretora do Departamento de Estradas de Rodagem do RN.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes