Coletivos realizam a 1ª Semana de Combate à LGBTFOBIA

O Coletivo DêBandeira e a Articulação Brasileira de Gays (ARTGAY) realizam, de 16 a 22 de maio, a 1ª Semana de Combate à LGBTFOBIA. A iniciativa tem por objetivo promover o debate sobre as questões de gênero, sexualidade, identidade de gênero, cidadania e construção de políticas públicas para a população LGBT em Mossoró.

A 1ª Semana de Combate à LGBTFOBIA conta com o apoio de instituições de ensino, coletivos e companhias de teatro. As atividades da programação serão realizadas em espaços como a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e a Câmara Municipal de Mossoró (CMM).

“Nós queremos a criação do Conselho Municipal LGBT, para que sociedade civil e o poder público discutam e articulem a criação de políticas públicas para esta população, que dia a após dia são vítimas de violência e descriminação com ferramentas quase inexistentes de amparo e assistência” declara, em nota, o Coletivo DêBandeira.

Confira a programação da 1ª Semana de Combate à LGBTFOBIA:

  • 16 de Maio – Abertura da 1ª Semana de Combate à LGBTFOBIA e lançamento do Fórum LGBT de Mossoró

Local: Memorial da Resistência, às 19h (com tntervenções culturais LGBT)

  • 17 de Maio – LGBT Pela Democracia: Defender a Democracia, defender os Direitos LGBT!

Local: Auditório do Departamento de Comunicação (Decom) da Uern às 19h.

  • 18 de Maio – Ideologia de Gênero: Qual medo da Educação?

Local: Auditório da LEDOC (UFERSA), às 19h

  • 19 de Maio – Audiência Pública Pelos Direitos LGBT de Mossoró!

Local: Câmara Municipal de Mossoró, às 8h.

  • 20 de Maio Cidadania LGBT – Universidade Potiguar (UnP)

Local: Auditório Central, às 19h.

  • 21 de Maio – Intervenção Cultural LGBT

Local: Memorial da Resistência, 19 horas.

  • 22 de Maio – Queimada TransViada

Local: Praça dos Esportes, às 18h.

A programação da Semana de Combate à LGBTFOBIA foi construída em torno do dia 17 de maio, data na qual a homossexualidade deixou de ser considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e quando se comemora o Dia Internacional Contra a Homofobia. Em âmbito nacional, no ano de 2010, o mesmo dia foi decretado Dia Nacional de Combate à Homofobia.

Em Mossoró, a Câmara Municipal aprovou, no ano 2013, a Lei Nº 3055, de autoria do Vereador Lairinho Rosado (PSB), que dispõe sobre o Dia Municipal de Combate à Homofobia e a Discriminação Sexual.