Cientista do Comitê Científico se posiciona contrária ao retorno de aulas presenciais no Rio Grande do Norte

Após o ajuizamento de uma Ação Civil Pública por parte do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) nesta semana para obrigar o Estado a autorizar o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas, o Comitê Científico do RN se posicionou contrária a ação do órgão.

Segundo a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e infectologista Marise Reis, PhD em Saúde Pública, que faz parte do comitê “o retorno às aulas é uma prioridade”, mas infelizmente não pode acontecer neste momento.

“Com o número de casos e as taxas de ocupação das UTIs lá em cima, acima de 80%, não é recomendado que se retorne as aulas. Na verdade, que se retorne nada. O ideal seria que pudéssemos fazer um período maior de afastamento social para garantir a descida de casos e óbitos”, explicou o parecer do comitê.

“Não é hora pra abrir nada até que haja o controle da transmissão na comunidade. É esse o objetivo de manter o afastamento social nesse momento, reduzir a transmissão do vírus”, reafirma a cientista.

Apesar do posicionamento da cientista, ainda não há um documento formal do Comitê sobre a situação. O secretário estadual de educação, Getúlio Marques Ferreira disse esta semana que as aulas presenciais só retornarão após parecer do Comitê Científico do RN.

 

Com informações do portal Saiba Mais.

Deixe um comentário